Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão
Arquitetura
Exposição itinerante apresenta o Japão a partir do olhar arquitetônico

Nagaoka City Hall Aore, projeto de Kengo Kuma e Associados | Mitsumasa Fujitsuka
Após aportar em São Paulo e no Rio de Janeiro, fica em cartaz até o dia 27 de agosto em Curitiba a exposição “Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão”.
A mostra convida a uma visualização tridimensional do país a partir de um conjunto de 80 pontos de interesse arquitetônico, entre construções civis e paisagens distribuídas pelas 47 províncias japonesas, numa oportunidade de conhecer aspectos que costumam passar longe das páginas dos guias turísticos tradicionais.
A ideia por trás da mostra é observar e avaliar arquiteturas, construções e paisagens como produtos de um diálogo constante entre a conjuntura histórica e o contexto espacial, com destaque para a constituição geográfica do arquipélago, frequentemente exposto a desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões.
Deste modo, pretende-se uma leitura que compreenda a arquitetura do país em sua totalidade, para além do ponto de vista das formas elegantes e da alta tecnologia, mas como parte de um universo construtivo mais amplo.

Com curadoria conjunta de Shunsuke Kurata (professor associado da Osaka City University), Satoshi Hachima (professor do Chiba Institute of Technology) e Kenjiro Hosaka (curador do National Museum of Modern Art, em Tóquio), a exposição comporta uma linha do tempo que avança a partir do período da modernização japonesa na segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Fundação Japão, a exposição viaja ainda para Brasília, Belém e Manaus antes de seguir rota internacional, no Paraguai. Em Curitiba, a mostra ocupa o Museu Municipal de Artes – MuMA, no Portão.
Serviço:
“Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão”
“Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão”
- Data: 27/07 a 27/08/2023
- Local: Museu Municipal de Arte – MuMA / Portão Cultural
- Endereço: Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão
- Horário de funcionamento: das 10h às 19h (terça-feira a domingo)