Iphan

Arquitetura

Exposição celebra arte popular de povos e comunidades tradicionais do PR

HAUS
22/11/2022 15:03
Thumbnail

Claudio Azanas, da Folia de Reis de Londrina, em Antonina, em 2017

Para celebrar os cinco anos de atividades do projeto Encontro de Tradições, que reúne povos e comunidades tradicionais do Paraná em apresentações, oficinas, vivências, feiras de artesanato e arte popular, a superintendência do Paraná do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) organizou uma exposição de fotos que segue até dia 25 de novembro na casinha histórica da instituição (Casa Domingos Nascimento Sobrinho), no Alto da XV.
A mostra é composta por 25 painéis fotográficos de Daniel Castellano que ajudam a contar a história do projeto. A primeira edição foi no litoral, em 2017, na cidade de Antonina; a segunda, nos Campos Gerais, em 2019, em Palmeira; e a terceira, em 2022, na capital do estado, Curitiba. Nelas, mais de 26 mil pessoas conferiram o trabalho de cerca de mil artistas e técnicos.
A curadoria da exposição é de Lia Marchi, que em 2020 também escreveu o livro 'Tocadores - Encontro de Tradições'. “Foi um desafio enorme selecionar entre as mais de 10 mil imagens do nosso acervo apenas algumas que pudessem nos ajudar a contar a história do Encontro de Tradições. O projeto nasceu das vivências dos mais de vinte anos de pesquisa que a minha equipe e eu experienciamos com diversas comunidades e artistas populares, e do desejo de levar as diversidades, riquezas e prazeres das culturas do mundo a mais e mais gente", conta Lia.
A exposição está aberta para visitação gratuita na Casa Domingos Nascimento Sobrinho, sede do Iphan em Curitiba, na R. José de Alencar, 1.808, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Depois de Curitiba, ainda este ano, a exposição segue para Piraquara, na Casa da Memória. E em 2023 continuará sua circulação pelo Paraná.