Arquitetura
Evento gratuito traz fotógrafo português para participar de concurso, oficina e palestra sobre petit-pavé
As calçadas de mosaico português ou petit-pavé, presentes em Portugal e vários outros países, são marca registrada do centro de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo | gazeta
Calçamento tradicional presente nas cidades desde o Império Romano, o petit-pavé divide opiniões também em Curitiba. Também conhecido como mosaico português, a calçada é considerada por especialistas como patrimônio cultural e será tema de um grande evento nos dias 28 e 29 de agosto, com concurso de fotografia, duas oficinas de desenho e palestra com o prestigiado fotógrafo português Ernesto Matos, entre outros convidados.
Batizado de “Calçadas Portuguesas: a arte sob os nossos pés”, o evento será realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário, em parceria com o Observatório do Patrimônio Cultural de Curitiba.
Em Curitiba, de acordo com o arquiteto Key Imaguire Junior, sumidade em história da arquitetura, as calçadas de petit-pavé estão mal conservadas, sem condição de apreciação. “A presença desse calçamento aqui é particularmente importante por ser o único remanescente do Movimento Paranista das primeiras décadas do século 20“, explica o professor decano da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
“Todas as questões de acessibilidade precisam ser providenciadas, conforme as regras, mas também precisa-se atentar para a importância cultural e histórica dos mosaicos”, lembra Key.
O concurso de fotografia será online, pelo Instagram, através de uma hashtag específica, em que os participantes poderão divulgar seu olhar sobre as calçadas de Curitiba. Depois de visitas técnicas, o fotógrafo português convidado vai escolher uma das fotos para ser premiada no dia da palestra principal, como conta Adriane Cordoni Savi, coordenadora do curso de Arquitetura da FAE.