Arquitetura
Saudades da Copa? Confira a arquitetura dos 8 estádios de Catar 2022
Estádio Al Thumama, assinado por Ibrahim Maidah, explora história, simbolismo e cultura do Catar. Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy
A Copa do Mundo na Rússia acabou domingo, mas a saudade já bateu e fica a dúvida: falta muito para a próxima? A edição de 2022 acontece no Catar de 21 de novembro a 18 de dezembro, e promete maravilhar seus espectadores com seus estádios. São oito projetos no total: alguns deles ainda serão construídos, outros que já existem e estão passando por restauro.
Conheça abaixo os projetos dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022:
Lusail Stadium
O estádio que recebe as cerimônias de abertura e encerramento, além da própria final, está sendo construído junto à própria cidade que o abriga: Lusail. Uma empreitada de 45 bilhões de dólares está levantando toda a infraestrutura ao redor do principal estádio da Copa de 2022, localizado a 15km da capital, Doha. Dessa maneira, seu design foi pensado para ser o centro principal deste novo ponto no mapa do Catar. Com capacidade para 86 mil pessoas, ele é assinado em conjunto pelos escritórios Manica Architecture e Foster + Partners.
Al Bayt
O estádio de Al Bayt, na cidade de Al Khor, traz como inspiração o formato de tendas beduínas feitas em lona chamadas Bayt Al Sha’ar — de onde também ganha seu nome. Elas eram usadas por povos nômades que historicamente habitaram a região do Catar.
A cor preta predominante do estádio ganha contraste com listras brancas horizontais ao seu redor, que nas tendas originais eram uma forma de demonstrar à qual tribo ou família ela pertencia. Seu interior, em vermelho, também mimetiza o efeito das tendas. Dos oito estádios, é o maior: tem espaço para 60 mil pessoas, e vai receber uma das semi-finais. O projeto é assinado pela Aspire Zone Foundation.
Ras Abu Aboud
O projeto do estádio Ras Abu Aboud, assinado pelo escritório espanhol Fenwick Iribarren Architects, já deu o que falar antes mesmo de começar a ser erguido: feito a partir de contêineres reciclados, sua construção é rápida e permite que o estádio possa ser desmontado e transportado para outro local após o evento.
40 mil espectadores poderão assistir às partidas na edificação. O Ras Abu Aboud ficará em um terreno à beira-mar de 450 mil m². Sua construção será feita a partir de uma série de blocos modulares que remetem ao entorno portuário do estádio.
LEIA TAMBÉM
Al Thumama
Um dos principais estádios da futura Copa, o Al Thumama tem o design carregado de cultura árabe. Desenhado pelo arquiteto catariano Ibrahim Jaidah, sua fachada é inspirada na trama da gahfiya, uma touca branca que compõe o vestuário masculino tradicional muçulmano. Sua simbologia é ligada às virtudes da dignidade e liberdade, que no projeto também se relacionam ao próprio Catar.
Localizado a 12 km da capital Doha, o estádio terá espaço para 40 mil espectadores. Outro destaque fica por conta do seu sistema de climatização. Mantendo a temperatura interna de 18ºC durante todo ano, possibilitando seu uso em todas as estações.
Al Wakrah
Com design assinado pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, morta em 2016, o Al Wakrah foi projetado para lembrar as tradições marítimas locais, usando ondas na cobertura e madeira no interior, produzindo o efeito de estar dentro de um barco. Os arcos da estrutura do telhado chegam a ter 230 metros de comprimento. A simbologia do desenho inspira inovação e ambição.
O estádio terá capacidade para 40 mil pessoas, se localiza na cidade de Al-Wakrah e vai receber jogos até as quartas de final.
LEIA TAMBÉM
Al Rayyan
Assinado em parceria pelos escritórios AECOM, Ramboll e Pattern Design o estádio com capacidade para 40 mil pessoas traz como destaque padrões tradicionais árabes na fachada que lembram o próprio relevo do país. Ele se localiza na cidade homônima, nos subúrbios desérticos de Doha, onde antes ficava o estádio Ahmed Bin Ali. O Al Rayyan tem painéis fotovoltaicos para otimizar seu consumo de energia através da produção própria de energia solar.
Qatar Foundation
Também conhecido como Education City Stadium, o centro esportivo foi construído para inspirar conhecimento e educação — afinal, se localiza ao redor das melhores universidades do Catar, em Doha. Da capacidade total de 40 mil pessoas, metade será doada a pessoas de países em desenvolvimento, como forma de estímulo. Seu formato lembra o de um diamante, refletindo o sol durante o dia e ajudando a se auto-iluminar durante a noite. O projeto é parceria de RFA Fenwick Iribarren Architects e Astad Project Management.
Khalifa International Stadium
O Khalifa International Stadium foi um dos estádios a serem renovados para a Copa de 2022, com projeto assinado pela Aspire Zone Foundation. Ele foi construído em 1976 e é um dos mais tradicionais centros esportivos do país, já tendo recebido uma série de eventos internacionais. Depois da reforma, o estádio ganhou um formato moderno com arcos duplos que representam fluidez. Por dentro, todas a área do público é protegidas por uma espécie de dossel. O controle climático também é destaque, com tecnologias avançadas de resfriamento.