Arquitetura
Seis espaços gastronômicos construídos em contêineres para conhecer em Curitiba
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
O uso de contêineres como matéria-prima arquitetônica é cada vez mais comum no Brasil. Em Curitiba, muitos estabelecimentos apostam na arquitetura sustentável e fazem dos módulos de metal, que já transportaram milhares de produtos pelo mundo, a base de suas instalações.
Além do apelo visual, esses ambientes se destacam pela adoção de um modelo eco-friendly. “Serão mais de 9 bilhões de pessoas no planeta em 2050, temos que mudar o modelo de construção. É possível mudar a forma de se construir e ajudar o meio-ambiente”, diz Tatiana Hultmann, idealizadora e coordenadora da Mostra Container, projeto multidisciplinar focado na arquitetura sustentável.
Tendência
Joezer Alves, gerente geral da Total Storage Brasil, empresa de venda e locação de contêineres, conta que a empresa recebe de 10 a 15 pedidos de orçamentos para a construção de projetos do tipo diariamente. Tatiana acrescenta que, até o próximo ano, a variedade de empreendimentos em contêineres aumentará na cidade, com projetos de hotelaria e centros comerciais. “Todo dia recebemos ligação de gente de todo país. Temos bastante procura do setor comercial e residencial”, conta.
HAUS selecionou 6 espaços gastronômicos construídos com contêineres em Curitiba para que você possa conhecer de perto este tipo de construção – e ainda aproveitar para fazer uma boquinha.
Ca’Dore Comida Descomplicada
Uma praça de alimentação ao ar livre. Com esse conceito, a Ca’dore trouxe para Curitiba uma vila gastronômica com 41 bares e restaurantes instalados em contêineres coloridos em volta de um grande espaço de convivência.
Sustentabilidade é a palavra de ordem do projeto, assinado pelo arquiteto Bruno Colle. Além das estruturas modulares gastronômicas de reuso, o boulevard trabalha com reciclagem de recursos e uso racional de água.
Outro ponto positivo da estrutura é que os módulos facilitam reformulações e modificações do layout do complexo, que ocupa um espaço de aproximadamente 5,8 mil m².
Endereço: Av. José Gulin, 105, Bacacheri. Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 18h às 23h; sábados e feriados, das 13h às 23h; e domingos das 13h às 22h.
aHorta Café
Café vegetariano, oficina de bicicletas, horta comunitária, espaço para cursos e palestras: aHorta Café é a união de tudo isso e um pouco mais. Os contêineres laranja da estrutura chamam a atenção na rua Nicarágua, no Bacacheri. O ambiente foi construído em um terreno de 620 m², sendo 180 m² destinados à horta orgânica.
O projeto surgiu da união de dois anseios: Guilherme Moro queria criar uma horta comunitária e promover a integração da vizinhança. Lêonidas Harger, seu vizinho, desejava abrir uma bicicletaria. Na sequência surgiu a ideia de unir tudo isso a um café com programação cultural e cursos rápidos, como yoga, dança, tai chi e meditação.
Endereço: Rua Nicarágua, 1.277, Bacacheri. Horário de funcionamento: segunda-feira, das 8h às 21h; de terça a sábado, das 8h às 22h; domingo das 15h às 20h.
Kasten Café
Os módulos metálicos foram os eleitos para a construção do Kasten Café para contribuir com a preservação da natureza por meio da redução do impacto construtivo. O termo “Kasten” acompanha o conceito do projeto e significa “caixa”, em alemão.
O arquiteto responsável pelo projeto, Felipe Guerra, optou pela utilização de contêineres marítimos personalizados. Foram usados dois módulos, cobertos por um telhado que bloqueia parcialmente a incidência de sol sobre o metal, o que ajuda a tornar o ambiente mais fresco.
Endereço: Av. Rep. Argentina, 1.469, Água Verde. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
UpSide Gastrobar
Contêineres brutos, sem revestimento interno, foram a opção escolhida para a ambientação do UpSide Gastrobar. O conceito arquitetônico foi desenvolvido por Priscila Ferstemberg, arquiteta responsável por mais de 18 projetos envolvendo contêineres.
A chapa interna é aparente, assim como o piso de madeira original, dando ao espaço um toque despojado para apreciar a comida e drinks.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 680, Alto da XV. Horário de funcionamento: terça e quarta-feira, das 18h à 0h; de quinta a sábado, das 18h à 1h.
Total Storage Boulevard
Vai uma cerveja ou um sorvete? A Total Storage Boulevard, no Bigorrilho, conta com lojas da cervejaria Bodebrown e da sorveteria D’Vicz. O empreendimento surgiu quando a empresa Total Storage Brasil, que executa projetos arquitetônicos com contêineres, planejava abrir um showroom e decidiu aliar o espaço expositivo a um boulevard gastronômico.
A rapidez da execução é um dos principais atrativos do uso de contêineres na arquitetura. De acordo com o gerente geral da Total Storage, a parte estrutural do Boulevard ficou pronta em apenas um mês.
Endereço: Rua General Aristides Athayde Júnior, 22, Bigorrilho.
Taconteiner
Comida mexicana rápida ambientada em contêineres. Assim é o Tacontainer, bar e restaurante mexicano do Grupo Taco, do já consagrado Taco El Pancho. São duas unidades, uma na Mercadoteca e outra no Portão.
O projeto sustentável aposta na reciclagem do material do transporte náutico que seria descartado. Além disso, a unidade do Portão tem uma composição na parede de madeiras do antigo mobiliário do Taco e uma horta orgânica. Os contêineres foram preparados pela Total Storage Brasil, e o projeto é da arquiteta Ivângela Curra.
Taconteiner Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1.309, Ecoville. Horário de funcionamento:
de terça a sábado, das 11h30 às 22h; domingos e feriados, das 11h30 às 19h.
de terça a sábado, das 11h30 às 22h; domingos e feriados, das 11h30 às 19h.
Taconteiner Portão: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 2.285, Portão. Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 23h30.
*Especial para a Gazeta do Povo.