Mercado imobiliário
Arquitetura
Espaço de casa térrea, segurança de apartamento: conheça as casas suspensas

Casa Batel é um dos novos empreendimentos da capital paranaense que adota o conceito de casas suspensas. | Divulgação
Casa ou apartamento? Na hora de comprar um imóvel, a escolha nem sempre é fácil, já que os dois tipos de habitação têm suas vantagens e seus desafios próprios. Por que não unir, então, o que há de melhor em cada uma dessas modalidades de edificação? Essa é a proposta das casas suspensas: apartamentos em que a prioridade são plantas integradas e generosas, áreas de lazer, grandes varandas, iluminação natural, terraços e jardins — mas com a segurança e a diversidade de espaços comuns que apenas um condomínio pode oferecer.
Tendência no mercado imobiliário, as casas suspensas garantem o conforto dos moradores em edifícios totalmente conectados com a malha urbana, enquanto as casas térreas, muitas vezes, ficam concentradas em bairros residenciais mais distantes.
Em Curitiba, é cada vez maior o número de empreendimentos que oferecem residências suspensas. Selecionamos algumas dessas opções, que integram o HAUS Anuário Imobiliário 2022. Confira!
Refúgio urbano no Batel

Muitas pessoas sonham em morar em casas pela possibilidade de ter jardins, mas também é possível viver essa experiência em edifícios como o Amán, da Construtora Adriática. A natureza é o principal elemento do projeto assinado por Laura Gatti. O paisagismo vertical é um mosaico variegado, formado por plantas escolhidas por suas características específicas, o que resulta em um espetáculo de biodiversidade. Para além das áreas comuns, as plantas estão espalhadas por toda a fachada do empreendimento.

Esse refúgio verde fica na região mais arborizada do Batel, rodeada por inúmeros serviços e um sofisticado comércio. O empreendimento foi idealizado para quem deseja desfrutar de um espaço com a mesma amplitude de uma casa térrea, mas com a segurança que apenas os apartamentos conseguem garantir. O edifício tem 15 unidades, que se dividem entre apartamentos de 310, 415 ou 608 m² privativos e garden de 560 m². A previsão de entrega é para novembro de 2024.
Arquitetura contemporânea

O Casa Batel é mais um edifício no bairro que dá nome ao empreendimento. O projeto, que tem previsão de entrega para maio de 2024, foi criado para oferecer casas suspensas de alto padrão, com arquitetura contemporânea e altamente sofisticada. Além da integração com a natureza, que é uma das marcas das residências suspensas, os apartamentos são amplos: as plantas vão de 175 a 350 m² de área privativa.

Entre as áreas comuns, destacam-se os jardins externos com plantas nativas, o espaço fitness, o playground e a piscina aquecida. Muitas opções para garantir comodidade, conforto e lazer aos moradores. O design deste projeto da Construtora JN é assinado por grandes nomes como Flavio Schiavon, Benedito Abbud, Regina Bruni e Jayme Bernardo.
Casas suspensas com vista para o Barigui

A integração de ambientes e o pé-direito elevado dão amplitude aos apartamentos com cara de casa térrea do Varanda Barigui. Grandes aberturas banham os ambientes com luz natural e permitem que os moradores aproveitem melhor o sol. O Varanda reúne a conveniência de morar em uma das mais valorizadas regiões de Curitiba, próximo ao Parque Barigui, à uma arquitetura contemporânea, que prioriza o conforto e a qualidade de vida.

Espaços que estimulam a interação e o bem-estar também estão presentes nas áreas comuns, que têm espaços de lazer com estrutura requintada, além de projeto paisagístico e luminotécnico. A previsão de entrega do empreendimento da Invescon é para fevereiro de 2025.
Natureza em abundância no Cabral

Jardins suspensos com espécies nativas da biodiversidade brasileira, assinados por Ricardo Cardim, são o destaque da fachada do NOAR. O projeto da incorporadora boutique Neolar, que tem previsão de entrega para 2025, promete ser um ícone arquitetônico no bairro Cabral. O empreendimento contará com apartamentos tradicionais, casa garden e casas suspensas.

A amplitude é um dos diferenciais das residências suspensas, com opções de plantas de 112 a 420 m². A arquitetura do NOAR é marcada pelo uso de materiais naturais e autênticos, traços retos, discretos e elegantes, com destaque para o concreto aparente.
HAUS Anuário Imobiliário 2022
Pensado para quem deseja morar, comprar ou investir, a primeira edição do HAUS Anuário Imobiliário revela detalhes técnicos e conceituais de dezenas de empreendimentos em construção ou prontos para morar, localizados em Curitiba e no litoral de Santa Catarina.