Arquitetura

Escritório britânico constrói playground sensorial para crianças com autismo

Luciane Belin*
31/01/2019 18:17
Thumbnail

Fotos: Rob Harris/ Matt + Fiona - Reprodução

Com quantos triângulos se faz um playground adaptado? Para o escritório de arquitetura Matt + Fiona, mais importante do que o número de lâminas que dão forma à singular construção é a participação das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que funcionam como a ‘cola’ necessária para manter o projeto de pé e cumprir seu propósito.
Composto pelo arquiteto Matthew Springett e pela educadora Fiona MacDonald, o escritório desenvolveu na cidade de Phoenix, no Reino Unido, uma estrutura especial com a proposta de se tornar o espaço de brincadeiras de crianças e adolescentes com autismo de uma escola local.
A escola vai mudar de endereço duas vezes nos próximos meses e os educadores estavam preocupados com a forma como essa longa transição poderia afetar seus alunos. Uma das características de pessoas com autismo é justamente a dificuldade para lidar com mudanças bruscas.
Matthew e Fiona elaboraram o projeto tendo o acompanhamento constante de alunos de 9 a 16 anos, que ajudaram não apenas a desenhar a construção, como também colocaram a mão na massa para combinar as grandes placas triangulares azuis que resultaram em uma divertida estrutura de brincadeiras. “Todos os estudantes da Phoenix têm graus variados de autismo. É um privilégio poder aprender da perspectiva única deles sobre o mundo e colaborar com eles em lugares para o futuro”, disseram os dois profissionais na fanpage do escritório no Facebook.
Sabendo que uma mudança de endereço iria acontecer e participando dela desde o primeiro dia, os alunos não sofreram com a transição. Uma vez que pode ser movido de um lugar a outro, o playground se tornou um ponto de referência e familiaridade para os alunos quando a escola mudar novamente de endereço.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!