São Paulo

Arquitetura

Escola da Cidade completa 20 anos como uma das principais instituições de ensino de arquitetura no Brasil

Luan Galani
20/05/2022 13:12
Thumbnail
Quem manja minimamente de arquitetura sabe que Escola da Cidade é sinônimo de experimentação e ensino multidisciplinar de Arquitetura e Urbanismo de boa qualidade. Apesar de existir há 26 anos como associação no bairro da Vila Buarque, no Centro de São Paulo, é só agora que ela celebra 20 anos como instituição de ensino.
"A efeméride dará ensejo a uma série de eventos, encontros, debates, rememorações e homenagens que serão divulgadas em breve. Serão atividades especiais de ensino e cultura, remotas e presenciais, voltadas tanto à comunidade da Escola da Cidade quanto ao público em geral", resume em nota a direção da Escola.
Entre os eventos que já ocorreram, estão a exposição "SIAA – Protótipos", que exibe maquetes e projetos presentes no livro sobre o escritório de arquitetura SIAA, o primeiro da Coleção Arquitetos da Cidade, coeditada pela Editora Escola da Cidade e Edições Sesc SP, e a exposição "Lelé: um Projeto de Brasil", em homenagem ao arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé, profissional que uniu concepção, projeto e construção com maestria, responsabilidade ambiental e diálogo entre geografia e temáticas complementares.
Além de sua importância natural para a arquitetura, Lelé é um dos primeiros homenageados neste ano por ter sido uma grande fonte de apoio e inspiração para o projeto pedagógico da Escola. Ele também dá nome à Fábrica-Escola de Humanidades, o ensino médio técnico, e inspirou também a criação do curso de pós-graduação Conceber e Construir. A exposição permanece na Galeria da instituição até 12 de junho.
"Desde quando nosso trabalho começou, na virada do milênio, procuramos transformar a vida de nossos estudantes, dando a eles não apenas o domínio de um ofício, como também, sobretudo, a possibilidade de se autoconhecerem e serem o que realmente querem ser. Fazemos nosso trabalho atentos à importância as técnicas sem jamais perder a consciência dos pesos poéticos da inspiração, da busca do bem comum e da polissemia da palavra arte”, defende a instituição em nota.
A Escola da Cidade ainda não divulgou seus próximos eventos. Mas basta acessar seu portal para ficar por dentro das novidades!