Arquitetura

Após 90 anos, escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright encerra atividades

HAUS*
03/02/2020 14:59
Thumbnail

Taliesin West, no Arizona, que por quase 90 anos foi sede da escola de Arquitetura. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr

Um dos ícones da arquitetura moderna americana (e mundial), a Escola de Arquitetura de Taliesin, na qual o arquiteto Frank Lloyd Wright morou e lecionou, irá encerrar suas atividades após 88 de funcionamento ininterrupto.
A notícia foi divulgada pelo Architect Magazine no fim deste mês de janeiro após um comunicado da escola informando que o primeiro semestre de 2020, quando se encerra o ano acadêmico, marcará também o fim definitivo de suas atividades.
A motivação para tanto vem da falta de um acordo entre a escola, creditada como Instituto de Ensino Superior, e a Fundação Frank Lloyd Wright, responsável pela gestão e manutenção do edifício projetado pelo arquiteto no deserto do Arizona (EUA), tido como uma de suas obras-primas, juntamente com a Casa da Cascata, o Museu de Guggenheim e tantas outras, que fizeram com que os edifícios fossem indicados para compor a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Madeira, pedra e cimento marcam a estrutura da famosa casa que serviu de moradia a Wright. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr
Madeira, pedra e cimento marcam a estrutura da famosa casa que serviu de moradia a Wright. Foto: Christopher MichelSeguir/Flickr
Wright morou e lecionou na escola entre 1937 e 1959, ano de sua morte. A escola, porém, manteve suas atividades e recebeu cerca de 1,2 mil estudantes de todas as partes do mundo. Atualmente, cerca de 30 alunos frequentam a escola, que pretende transferi-los para a Escola de Design do Instituto Herberger de Design e Artes da Universidade Estadual do Arizona.
“Este é um dia triste não apenas para nossos alunos e funcionários. É um dia sombrio para todos os arquitetos e arquitetas. Com muito pesar estamos divulgando esta notícia, de que não chegamos a nenhum acordo com a Fundação Frank Lloyd Wright e por isso a Escola de Arquitetura de Taliesin fechará as suas portas e encerrará as suas atividades de forma definitiva. Sempre estivemos comprometidos em dar continuidade ao trabalho de Frank Lloyd Wright, transmitindo o seu legado às novas gerações de arquitetos. O espaço construído não é o único legado deixado por Wright, mas principalmente a sua maneira de encarar a atividade profissional e educar seus alunos para a vida, era isso o que procurávamos transmitir às novas gerações”, disse Dan Schweiker, Presidente do Conselho Administrativo da Escola de Arquitetura de Taliesin, em nota divulga pela instituição.
*Com informações do ArchDaily Brasil.

LEIA TAMBÉM