Arquitetura

Em sua primeira edição, prêmio Oscar Niemeyer reconhecerá arquitetura da América Latina

HAUS
31/08/2016 17:00
Thumbnail

O prêmio visa reconhecer a arquitetura produzida nos países da América Latina e Caribe. Imagem: Divulgação/REDBAAL

Vão até 16 de setembro as inscrições para a primeira edição do Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-americana, uma iniciativa da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), fundada em Quito, no Equador, em 2012. Usando o nome do icônico arquiteto brasileiro, a premiação visa reconhecer a arquitetura produzida nos países latinos em um momento em que ela se faz cada vez mais presente mundo afora.
O prêmio reconhecerá, a cada dois anos, obras construídas e em pleno funcionamento na América Latina e no Caribe, ainda que assinadas por profissionais de fora. Os países envolvidos são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Apesar de considerar apenas obras construídas, poderão participar projetos de longo prazo feitos em etapas, com a condição de que pelo menos a metade já esteja realizada e funcionando.
Imagem: Divulgação/REDBAAL
Imagem: Divulgação/REDBAAL

Como vai funcionar o prêmio

Excepcionalmente nesta primeira edição, serão consideradas obras terminadas nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 (até 31 de dezembro). Para edições futuras, o prêmio, que será realizado nos anos pares, levará em conta obras finalizadas nos dois anos precedentes ao do evento. Valores como proposta arquitetônica e tecnológica, relação com o contexto, aspectos sociais, culturais e ambientais serão levados em conta na avaliação.
Para participar, as obras devem ser postuladas por uma das bienais membro da REDBAAL ou, no caso de não haver bienal associada no país, por qualquer colégio ou associação de arquitetos. Não serão aceitas inscrições individuais. Integram a REDBAAL a Bienal Nacional de Arquitetura Mexicana, a Bienal de Arquitetura da Cidade do México, a Bienal Internacional de Arquitetura da Costa Rica, o Salão Nacional de Arquitetura de Cuba, a Bienal Nacional de Arquitetura da Venezuela, o Panorama da Arquitetura Na Venezuela – Maracaibo, a Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito, a Bienal de Arquitetura Jovem do Peru, a Bienal Boliviana de Arquitetura, a Bienal de Arquitetura de Santa Cruz e a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.
Como o Brasil não tem uma bienal integrante da rede, as inscrições de brasileiros serão realizadas via Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que fará uma curadoria preliminar das obras e submeterá as selecionadas ao prêmio. Por meio da assessoria de imprensa, o IAB informa que todos os detalhes das inscrições serão divulgados a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de setembro.

Resultados

As obras selecionadas entre todos os países para participar serão definidas até 14 de outubro e a ganhadora do prêmio será divulgada até 28 do mesmo mês. A premiação será realizada entre 14 e 18 de novembro, na cidade de Quito, no Equador, durante a XX Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito (XXBAQ2016). As obras selecionadas e as finalistas farão parte de uma exposição e de uma publicação específica do concurso.
SERVIÇO: Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino-americana, inscrições custam 100 dólares e devem ser feitas até 16 de setembro, por uma das bienais membro da REDBAAL ou por colégio ou associação de arquitetos. No caso do Brasil, inscrições por meio do IAB, que vai divulgar todos os detalhes a partir da próxima segunda-feira, 5 de setembro. Mais informações aqui e aqui.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!