Arquitetura
Edifício “sacola de papel amassada” vira sensação em Sydney
Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália: projeto do arquiteto norte-americano Frank Gehry lembra um saco de papel amassado. Fotos: Gehry Partners/Peter Bennetts/Divulgação
Desde a primeira metade deste ano Sydney, na Austrália, tem uma nova sensação urbana. É o edifício da Universidade de Tecnologia, localizada ao sul do distrito central de negócios e considerada a “sacola de papel amassada mais bonita” que se tem notícia, nas próprias palavras do governador-geral daquele país.
A obra é do aclamado arquiteto canadense naturalizada norte-americano Frank Gehry, mundialmente conhecido por construções com formas fluídas, como o Museu Guggenheim Bilbao e o Walt Disney Concert Hall. A estrutura curva do edifício foi criada com mais de 320 mil tijolos customizados na cor areia, em uma referência clara à herança arquitetônica da cidade.
O design foi inspirado em uma casa da árvore, e a forma expressiva do lado de fora só acompanha o layout interno complexo. Como Gehry descreve: “um organismo em expansão com muitos galhos de ideia, alguns robustos e alguns efêmeros e delicados”.
A peça central do lobby é uma escada escultural de aço inoxidável polido e o térreo acompanha um café aberto para a rua. O edifício abriga também um salão nobre de alta tecnologia, um bicicletário para 160 bicicletas, e diversos tipos de salas de aula, incluindo espaços ovais com iluminação natural.