Arquitetura contemporânea
Arquitetura
EcoParada Madero abre as portas com mural de Kobra de 600 m² e plantas tecnológicas de Cingapura

Mural ‘A Linha da Vida’ de 600 m² de Kobra é um dos destaques da EcoParada Madero. | Reprodução/Kobra/Instagram
O grupo paranaense Madero inaugurou no dia 19 de dezembro a EcoParada Madero, um complexo gastronômico com posto de combustíveis no quilômetro 44 da Rodovia Castello Branco. Essa é a primeira operação multimarcas em estradas do Brasil, com um investimento aproximado de R$ 40 milhões.
Além de representar uma inovação no setor da gastronomia — por reunir em um só espaço as já conhecidas marcas Madero e Jeronimo, e as novidades Madero Chicken (frango frito no balde), Madero Grill & Salad (carnes e pratos variados), Empório Madero (comida caseira) e Café Madero — , o empreendimento destaca-se também pela sua arquitetura sustentável e contemporânea, assinada pela arquiteta Kethlen Ribas Durski, da KRD Arquitetura.

"A arquitetura da EcoParada resume-se a linhas retas e simples, porém com muita personalidade e coerência. A forma da construção, retangular, seccionada por uma passarela de pórticos metálicos, traz leveza e muita iluminação natural para dentro do espaço", explica Kethlen, que pensou o espaço de 4,2 mil m².
"Contrastando com as linhas retas, inserimos uma passarela com cobertura verde, de linhas curvas, que liga o estacionamento à área interna, de modo que os dois espaços se conectem com muita sintonia."

Mural de Kobra
Falando em personalidade, um dos destaques fica por conta do mural 'A Linha da Vida', de 600 m², assinado pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, especialmente para a EcoParada.
"Foi tão difícil 2020 que não paro de pensar sobre o tempo que perdemos. Não no ano, por conta da pandemia — refiro-me ao tempo que já vínhamos perdendo antes, por não darmos o devido valor à família, aos amigos, aos nossos próximos. A passagem nesta vida é breve, e [...] quis passar esta mensagem. Vamos perdoar mais, abraçar mais (depois de todos estarmos vacinados) e, principalmente, respeitar mais", resume Kobra em post no Instagram sobre a obra recém-concluída.

O chef Junior Durski, diretor do Grupo Madero, conta que trazer a arte de Kobra para um de seus projetos era um desejo de longa data. "Desta vez deu certo. Ficamos muito realizados. É um presente que damos para o Brasil", comemora Durski.
O valor investido na obra de Kobra, no entanto, não pode ser revelado devido a questões contratuais, como explica o diretor do Madero.

Sustentabilidade
Outro destaque fica por conta da sustentabilidade do projeto. "Telhas de captação de energia solar e três torres verdes metálicas foram desenhadas especialmente para esse projeto com função de captar a água da chuva para uso dentro da EcoParada", conta a arquiteta responsável pelo projeto.

O paisagismo foi bastante valorizado, tanto o externo quanto o interno. "Internamente, há um lago com vegetação bem rica, construído para trazer o elemento 'água' para dentro, deixando o espaço mais leve e agradável para se desfrutar", destaca Kethlen.
De acordo com Durski, além das plantas naturais, o projeto utilizou-se de diversas plantas desidratadas importadas da Espanha e de Cingapura. "Elas mantêm a textura e o cheiro das plantas não desidratadas, mas duram mais tempo", informa o diretor da marca.

"Um dos nossos grandes objetivos foi impactar com banheiros lindos, diferente de quase tudo que encontramos em operações de rodovias. E um espaço kids super colorido e convidativo, assim como o espaço pet, que permite que nosso cliente desfrute do espaço trazendo seu animal de estimação", enfatiza a arquiteta.
