Arquitetura
Dubai pretende ter 25% dos edifícios impressos em 3D até 2025
Dubai é a próxima cidade a receber a exposição mundial. Foto: Creative Commons/Reprodução
Dubai não é nada modesta. Além de colecionar alguns dos prédios mais altos e deslumbrantes do mundo, agora a maior cidade dos Emirados Árabes quer se tornar a líder mundial em impressão 3D de casas e edifícios. A meta é que até 2025 um quarto (25%) dos edifícios da cidade sejam construídos com a tecnologia.
A decisão faz parte de um grande plano do governo para reduzir os custos com a construção civil e com a saúde pública, e reestruturar a economia do país. A intenção, segundo a Dubai Future Foundation, também é de levantar os edifícios com maior rapidez – quase dez vezes mais rápido.
O projeto vai se focar em produzir mobiliários urbanos de iluminação, bases e fundações, prédios públicos, parques, edifícios para causas humanitárias e casas nômades.
O plano é começar a implementar políticas públicas e a delinear estratégias a partir de 2019. Toda a coordenação está sendo feita pela fundação, que atualmente está sediada no Escritório do Futuro, desenhado por Killa Design e Gensler, que existe desde 2015 e foi construída em impressão 3D em apenas 17 dias.