Arquitetura

Duas irmãs, duas casas

Daniel Batistella, especial para a Gazeta do Povo
05/04/2012 03:20
O desafio não foi pequeno: projetar, num mesmo terreno, duas residências de arquitetura contemporânea com uma imensa área de lazer comum. E o arquiteto Gastão Lima cumpriu plenamente o pedido de duas irmãs para casas “gêmeas” em uma área de 5 mil metros quadrados, próxima ao Parque São Lourenço, em Curitiba. O projeto contempla ainda o uso de muita madeira, tijolinhos à vista, esquadrias com isolamento térmico e acústico e preservação (e valorização) de um bosque de 2,5 mil metros quadrados.
Paisagismo (foto 1)
Na área externa comum, o arquiteto privilegiou plantas baixas, por requererem pouca manutenção, privilegiarem a insolação e a ventilação de ambas as casas. Para compor o paisagismo, foram escolhidas plantas que não perdem as folhas no inverno.
A piscina de 15 metros de comprimento, comum para as duas moradias, foi rodeada por uma tela de proteção por causa das crianças. O material foi escolhido para que a visão da piscina não fosse prejudicada.
Gourmeteria (foto 2)
O espaço comum às duas residências para receber os amigos é composto de cozinha, churrasqueira, forno a lenha e vestiário para a piscina, além de usar madeira de demolição e cores neutras monocromáticas. Do balcão, é possível ver todo o salão e a piscina, que é aquecida.
Living (foto 3)
Na casa 1, o térreo e o primeiro andar foram integrados com uma faixa revestida em arenito e passam uma sensação de verticalidade para quem observa o ambiente. O arquiteto também valorizou a sala com obras de arte que se integram com o mobiliário, dão um ar de informalidade e buscam uma leitura harmônica e cromática do espaço. O tapete e a mesa redonda deixam o espaço mais agradável e permitem uma melhor circulação.
Área de café (foto 4)
O espaço junto à cozinha na casa 1 recebeu painel de madeira maciça na parede, mesmo material aplicado no balcão para dar a sensação de continuidade. O chão, em granito, foi escolhido por ser asséptico, nobre e resistente. As duas portas de correr, em vidro, integram o espaço diretamente com o jardim e recebem a luz natural pela manhã.
Quarto do casal (foto 5)
Na suíte principal da casa 1, o branco e a madeira reinam absolutos. Uma confortável poltrona Recamier clássica é destaque na decoração. O ambiente ainda traz uma estação de trabalho junto ao móvel que recebe o aparelho de tevê.
Estar e jantar (foto 6)
Os dois espaços da casa 2 trazem a harmonia de cores que norteia toda a composição da decoração interna. No mobiliário e piso, a madeira é destaque. Junto à sala de jantar, uma escada, “leve e solta”, integra os dois pavimentos.
Quarto do bebê (foto 7)
No quarto do bebê da casa 2, tons amarelos e brancos conferem alegria ao ambiente. A barra branca laqueada (acabamento) na parede dá leveza e contorna todo o quarto, formando uma bela composição com a cortina, poltrona e trocador. Brinquedos decoram com alegria.