Arquitetura

Designers criam fontes de cristais Swarovski para a principal rua de Paris

HAUS
09/04/2019 15:13
Thumbnail

Imagens: Divulgação

Os prestigiados designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec criaram um projeto de fontes de cristais Swarovski e ofereceram para a cidade de Paris. O projeto ousado, que tem despertado críticas pelo gosto duvidoso, ainda precisa ser estudado pela prefeitura da capital francesa e passar por todos os trâmites legais.
A ideia das seis fontes de metal tubular cravado de cristais foi desenvolvido para a principal via de Paris, a Champs-Élysées, de forma que elas rotacionem em torno de seu próprio eixo, criando uma coreografia delicada de luz e água.
“Nosso objetivo foi incorporar as novas fontes à paisagem urbana para destacar da forma mais delicada possível as paisagens e marcar a transição da paz dos jardins para o agito da avenida“, explicam os designers.
Engenheiros da Swarovski participaram do projeto e passaram um ano inteirinho desenvolvendo cristais que se adequassem às fontes e às intempéries, o que gerou inclusive um novo registro de patente, de um produto 30% mais leve que as peças usuais.
Imagens: Divulgação
Imagens: Divulgação
A via de Paris em questão tinha uma fonte criada em 1817, mas que foi demolida em 1854 para não atrapalhar o trânsito, o que inspirou os designers a criarem os ornamentos gigantes.