Novo ano, vida nova

Arquitetura

Decoração de imóvel alugado: dicas para deixar os ambientes com a sua cara

Click Textos, especial para HAUS
03/01/2023 12:27
Thumbnail

Peças soltas e com estilo garantem decoração com tom pessoal no projeto assinado por Carina Dal Fabbro. | Rafael Renzo

Se você escolheu viver de aluguel para ter mais flexibilidade ou ainda não conseguiu realizar o sonho da casa própria, é possível que enfrente alguns desafios na hora de decorar o imóvel alugado e deixá-lo com a sua cara. Uma das principais dúvidas que pairam sobre quem mora de aluguel é como personalizar a decoração sem mexer na parte estrutural do imóvel ou fazer mudanças que dificultem a entrega da casa ou apartamento ao final do contrato de locação.
De fato, existe uma série de alterações que não podem ser feitas no imóvel alugado e, normalmente, elas são especificadas no contrato e desautorizadas pelo proprietário. Alguns exemplos de mudanças proibidas são: quebrar paredes, furar azulejos e alterar instalações hidráulicas e elétricas.
No entanto, algumas mudanças são possíveis e podem ajudar bastante a tornar o imóvel alugado mais aconchegante e com o toque pessoal do novo morador. Por isso, não se apegue apenas àquilo que não pode ser modificado em um imóvel alugado. Busque alternativas para deixar os ambientes personalizados, de acordo com o seu estilo e gosto. Confira algumas dicas simples que podem ter um efeito estético fantástico!

Como personalizar a decoração do imóvel alugado?

Instalar papel ou pintar é uma das formas mais práticas e baratas de dar vida nova às paredes.
Instalar papel ou pintar é uma das formas mais práticas e baratas de dar vida nova às paredes.
Uma casa ou apartamento alugado fica mais agradável para morar e receber os amigos quando transmite a personalidade do morador. De acordo com a arquiteta Carina Dal Fabbro, o primeiro passo para decorar um imóvel alugado é buscar referências.
“É importante identificar o que o morador gosta, como cores e materiais, e pegar o máximo de referências. Isso vai ajudar a entender como usar os ambientes”, explica a arquiteta. Na sequência, é importante criar um projeto, pois, mesmo uma moradia temporária necessita de um planejamento de interiores para a definição correta do mood, das cores, texturas e iluminação dos cômodos.

Quais alterações podem ser feitas em um imóvel alugado?

Saber o que pode ser alterado em um imóvel alugado é uma das principais etapas do planejamento e preparação da casa ou apartamento.
“O ideal é investir em soluções que o morador possa levar para outro endereço, em caso de mudança. Pintar as paredes é rápido, dá outro astral para os ambientes e deixa o imóvel alugado com a cara do morador”, afirma a arquiteta.
A dica da especialista para facilitar a decoração é trabalhar com adesivos de parede e iluminação com trilhos e spots, que não exigem quebra-quebra para serem instalados e têm ótimo custo-benefício. Segundo Carina, também é possível decorar o imóvel alugado com mantas
para o sofá, almofadas e tapetes, que trazem aconchego, um toque de cor e personalidade para os espaços.

Vale a pena decorar um imóvel que não é próprio?

De acordo com a arquiteta Carina, a resposta é: sim! Afinal, a identificação do morador com o imóvel é importante para que a experiência de moradia seja positiva. “Você já imaginou morar numa casa ou apartamento que não tenha a sua cara? Sempre acho que devemos nos identificar com cada objeto, cada móvel e cada tom dentro de casa, por isso é bacana investir na decoração. Existem
várias soluções de baixo custo e alto impacto nas quais se pode investir”, ressalta a especialista.

Veja dicas práticas para decorar a sala, quarto, cozinha e outros cômodos!

  • Pintura: o primeiro item é trabalhar com a pintura, que traz um efeito bacana para as paredes. Também é possível pintar o teto, o que tem como resultado um visual bem inovador.
  • Adesivos: trabalhar com adesivos nas paredes é outra possibilidade que não custa muito e permite mudar o visual dos ambientes.
  • Mobília: móveis comprados prontos, como uma mesinha lateral, um pufe ou uma poltrona também são indicados (sempre com um projeto na mão, pensando nas peças que poderão ser aproveitadas em um novo endereço).
  • Acessórios: mantas, almofadas, quadrinhos, objetos decorativos, livros, vasos com plantas, cestos no chão com revistas e outros itens e utilidades domésticas dão um toque especial à decoração do imóvel alugado. Dá para criar bastante e conquistar um visual personalizado.
Seja para mudar de cidade, após o casamento, para morar sozinho ou até mesmo para estudar fora, o imóvel alugado é sempre uma opção viável, mas vale a pena colocar o seu toque pessoal nos ambientes para que a casa ou apartamento não fique parecendo apenas uma estadia provisória. Afinal, você vai passar um bom tempo da sua vida ali, e as chances de ser feliz em uma casa ou apartamento que combine com você são bem maiores.