Arquitetura

Criador e criatura

Daliane Nogueira
01/09/2011 03:37
Thumbnail
A marca do arquiteto paranaense Marcos Bertoldi é a linguagem contemporânea e urbana que imprime em seus projetos residenciais. As fachadas brancas e com muita transparência se destacam exaltando a integração com a área externa. Neste projeto, em um condomínio fechado no bairro Santa Felicidade, Bertoldi favorece a convivência da família, um casal jovem e duas crianças. A casa tem 600 metros quadrados em um terreno privilegiado pela presença de araucárias. Tanto que os pinhões chegam a cair no deque ao lado da piscina… Branco, preto e madeira estão em equilíbrio na decoração, que une peças de design consagrado, conforto e funcionalidade.
Área Externa / Fachada
Linhas retas, vidro e branco evidenciam o traço contemporâneo de Marcos Bertoldi. Quem olha a casa de frente tem a sensação do equilíbrio do projeto. O revestimento azul anil da piscina, rodeada pelo jardim, dá destaque a esse elemento que funciona também como um espelho d’água. O embasamento da casa foi feito em função do terreno, respeitando a topografia, a vegetação e a luminosidade.
Sala
É o ponto alto do projeto. Destaque para o piso de travertino navona, o mesmo usado na área externa, reforçando a integração. Na decoração, a lareira a lenha traz aconchego máximo em contornos bem contemporâ­neos. Três cadeiras Diz, do arquiteto Sérgio Rodrigues, a chaise lounge Joaquim, de Porfírio Valladares e a clássica Charles Eames completam o ambiente.
Quarto Casal
O piso em madeira e o tapete de náilon aquecem o quarto da suíte principal. Novamente aparecem na paleta o preto e o cinza. A quebra fica por conta das mesas de cabeceira: uma espelhada e outra laqueada em amarelo. A iluminação intimista, com pontos específicos para leitura, arremata o ambiente.
Cozinha / Churrasqueira
Preto e cinza predominam na decoração da cozinha, que segue o estilo gourmet, com ilha central para que convidados interajam com quem prepara o jantar. A churrasqueira é totalmente integrada à cozinha e mantém o mesmo conceito. O destaque deste ambiente está na bancada de madeira de demolição que sobressai ao preto. Outro detalhe importante é a iluminação equilibrada entre a funcionalidade e o aconchego.
Lavabo
A estrutura de vidro serve de pia e, por sua leveza, destaca o misturador cromado. Como em boa parte da casa, o verde também está presente, com o muro repleto de samambaias.
Banheiro Suíte Casal
O verde invade o banheiro da suíte principal e a sensa­ção é de estar em um spa dentro de casa. O deque de madeira reveste tanto a área do chuveiro quanto o entorno da moder­na banheira de imersão.
Hall
A robusta porta pivotante recebeu acabamento laqueado preto, como todas as outras portas da casa. No hall, decoração minima­lista, com peças como uma cadeira Zig Zag, desenha­da pelo holandês Gerrit Thomas Rietveld em 1934. Balizadores do projeto lumino-técnico deixam o espaço elegante.
Veja mais imagens do projeto:
Hall