Arquitetura
Conheça um moinho que foi reformado e virou casa

Sala de jantar - Atendendo ao pedido dos proprietários para trazer na nova residência um pouco da história da antiga construção, o arquiteto restaurou e inseriu peças que mostram o funcionamento do moinho e personificam o espaço, integrado a cozinha e à sala de estar para valorizar o convívio social. | GAZETA
Um século de história transformado em uma residência moderna. Esse foi o desafio sustentável encarado pelo arquiteto Gustavo Pinto no imóvel de 720 metros quadrados de uma chácara na Região Metropolitana de Curitiba. No local, um moinho com mais de cem anos foi revitalizado e transformado em uma casa, sem perder as belas paisagens naturais da região – o moinho estava localizado entre um morro e um riacho, que tinha suas águas represadas, formando uma corrente que movia a roda d’água.
Durante o processo de readequação do espaço, foram realizados trabalhos de restauração e avaliação da estrutura, que estava há muito tempo sem manutenção e tinha sua base formada de pedras, vigas e pilares de madeira, muitas delas comprometidas. “Após uma análise criteriosa refizemos algumas vigas, pilares e vedações em madeira e incorporamos uma construção anexa em estrutura de concreto e alvenaria”, detalhou o arquiteto, que assina a obra que representou o estilo rústico na reportagem de capa da edição de abril da Viver Bem Casa & Decoração.

Perfil
Gustavo Pinto atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de projetos que unem design e funcionalidade. É proprietário da GP Arquitetura, escritório especializado no desenvolvimento de projetos residenciais, corporativos, hospitalares e urbanos. Entre seus projetos de destaque, está a ampliação do Hospital e Maternidade Dr. Cristóvão da Gama, em Santo André, no ABC Paulista – espaço projetado na década de 1950 por um dos grandes mestres brasileiros da área, João Batista Vilanova Artigas, e que está sendo ampliado em 9,5 mil m².