Arquitetura

Conheça como são criados os projetos de ambientação da Disney

Gilson Garrett Jr.*
25/08/2016 22:51
Thumbnail

Fotos: Walt Disney Imagineering/Divulgação/Gilson Garrett Jr/Gazeta do Povo

Tornar sonhos realidade. Essa é a função da brasileira Lysa Migliorati, arquiteta gerente de projetos do parque Disney’s Animal Kingdom, em Orlando, nos Estados Unidos. Natural de Salvador, ela é integrante da tão sonhada equipe de imagineers que pensa e coloca em pé os novos projetos da companhia, seja em parques, hotéis ou navios. Ela é responsável pela implementação de todos os projetos do parque. Dentre eles está a abertura do Animal Kingdom no período noturno e a tão esperada ala do Avatar, prevista para abrir no meio de 2017.
Projeto da ala Avatar, que deve estrear em 2017. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Projeto da ala Avatar, que deve estrear em 2017. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Está na Disney desde 1996. Entrou como estagiária e depois de formada, pela Universidade da Flórida, conseguiu o primeiro emprego da vida no time de imagineers. A equipe conta com mais de 1.500 membros espalhados pelo mundo todo e é responsável por projetos que vão de Xangai aos Estados Unidos. Eles trabalham em disciplinas (são mais de 150) como arquitetura, design, efeitos especiais, sinalização dos parques e até visualização 3D.
Iluminção e cenários surpreendentes da ala Avatar. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Iluminção e cenários surpreendentes da ala Avatar. Foto: Walt Disney Imagineering/Divulgação
Lysa passou a maior parte do tempo no time de projetos dos navios da Disney. Há três anos passou para os parques. Durante o evento anual que a Disney faz para apresentar suas novidades para o verão dos Estados Unidos (meio do ano) e para os próximos, a fã de Dory de Procurando Nemo, conversou com a equipe da HAUS.
Você se recorda quando foi o seu primeiro contato com a Disney?
Sim, claro. Tinha 7 anos e meus pais me levaram para a Disneylândia na Califórnia e eu andei em um brinquedo chamado It’s Small World onde é tudo pequeno. Eu fiquei tão fascinada que quis andar uma vez atrás da outra e saber como eles faziam aquilo. Foi algo tão marcante que me inspirou na escolha de querer trabalhar na Disney.
Como é o processo de elaboração e implementação de um projeto como o Avatar, por exemplo?
A estrutura é bem complexa. Para cada ideia que se solidifica outras tantas não vão para frente. A gente tem um lema aqui: toda ideia é uma boa ideia. E o processo criativo precisa ser bem aberto. Geralmente, nos projetos grandes e criativos, é feito o Blue Sky: um grande levantamento de opções e soluções para as atrações, não só criativas ou estéticas, mas com detalhamentos sobre funcionamento e impacto que pode provocar nas pessoas. Nos navios, por exemplo, é avaliada desde a circulação do publico à escolha do show. Tudo isso é pensado na arquitetura do projeto.
Detalhe do projeto Avatar. Foto: David Roark/Divulgação
Detalhe do projeto Avatar. Foto: David Roark/Divulgação
O que é mais importante no projeto?
É a história. A base de todo projeto é sempre qual a mensagem que a gente quer passar. Quem são os personagens, o mundo de fantasia que a gente quer levar às pessoas. O Walt Disney era um contador de histórias acima de tudo. Aqui no Animal Kingdom a mensagem é de preservação da natureza, explicar sobre os animais, o ciclo da vida e ser educativo.
Quando uma atração é inaugurada, o trabalho termina?
Aqui não é o mundo normal de arquitetura e decoração, em que terminou o projeto e acabou. Temos sempre de pensar o que podemos melhorar, como podemos deixar mais bonito, enfim. Não tem uma fórmula. Mas pensamos naquele elemento de inovação.
Quais os cuidados que a arquitetura teve que ter ao pensar em um parque com animais?
O meu time de arquitetura e construção trabalhou durante todo o desenvolvimento com o time de especialistas na vida animal para ter certeza de que eles tomariam o maior cuidado com os animais. Uma das ações, por exemplo, foi trazer para o safari noturno animais que ficam mais ativos com o cair da noite.
Quais são seus objetivos daqui para frente?
Eu adoro fazer o gerenciamento dos projetos. É uma oportunidade incrível de trabalhar com vários projetos no mundo todo. Xangai (deve abrir em poucas semanas), hotéis, lojas da Disney, navio, revitalizações, reformas, enfim, sempre tem alguma coisa acontecendo e o que é legal: tem de ser inovador. Puxar essa barreira da imaginação é sensacional.
*O jornalista viajou a convite do Walt Disney World Resort.

LEIA MAIS