A arquitetura guarda um testemunho seguro da glória e do prestígio que muitas universidade pelo mundo gostam de esbanjar. Foi a partir desta constatação que o professor de literatura e cinema da Universidade de Grenoble, Jean Serroy, e o fotógrafo Guillaume de Laubier escreveram o livro As universidades mais bonitas do mundo.

As escolhas são naturalmente subjetivas. Ao todo, foram selecionadas 20 universidades. Veja algumas delas.
1. Universidade de Bolonha


Considerada a primeira universidade fundada no Ocidente, a Universidade de Bolonha foi criada em 1088 de forma independente das escolas eclesiásticas. Grandes nomes passaram pela instituição italiana, como Thomas Becket, Erasmus de Roterdã e Nicolau Copérnico.
2-Universidade de Salamanca

A Universidade de Salamanca é uma das principais instituições de ensino da Europa. Foi fundada em 1094 e entrou para os anais da história como a segunda universidade mais antiga do continente.
3. Universidade de Oxford

A instituição figura entre as mais importantes do mundo. É composta por 38 colégios, que são instituições parcialmente independentes, e por seus corredores já passaram 27 prêmios Nobel e 26 Primeiros Ministros.
4.Universidade de Coimbra

A universidade tem cerca de 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais de Portugal. Em 2013, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.
5. Universidade Ruprecht-Karls de Heidelberg

É a primeira universidade da Alemanha, fundada em 1386, com cursos de filosofia e teologia. Mais tarde, abriram também cursos de direito e medicina. Entre os vultos que estudaram na instituição, destaque para Max Weber e Hannah Arendt.
6. Universidade Ludwig-Maximilians de Munique
A universidade mudou-se de Ingolstadt devido à ameaça francesa da época na região. Ao longo do tempo, conquistou seu espaço como instituição de renome e teve entre seus estudantes Max Planck, Thomas Mann e Werner Heisenberg. Recentemente recebeu do governo alemão o título de Universidade de Elite, em reconhecimento ao seu vulto acadêmico.
7. Universidade de Yale

Da mesma forma que a Inglaterra tem Oxford e Cambridge, os Estados Unidos tem Harvard e Yale. A inspiração gótica da arquitetura com construções contemporâneas supertecnológicas são a essência da universidade.
8. Universidade de Chicago

As construções góticas de 1890 da Universidade de Chicago, que ostentam elegância e onipotência, contrastam com a biblioteca contemporânea de aço e vidro construída pelo arquiteto Helmut Jahn.