Quando arco e flecha, espada e lança eram as únicas armas disponíveis para proteger as cidades medievais de invasões, não raramente seus governantes recorriam a uma estratégia arquitetônica bastante eficiente: murar todo o perímetro.
LEIA MAIS
Em todo o mundo, especialmente na Europa e na Ásia, é fácil encontrar muralhas monumentais, normalmente construídas com rochas, que levaram décadas para ficar prontas e hoje são atrativos encantadores.
Confira algumas das cidades muradas mais impressionantes do mundo!
1. Dubrovnik

A cidade murada de Dubrovnik, na costa do Mar Adriático, no extremo sul da Croácia, recebe o apelido de “Pérola do Adriático”. A cidade se desenvolveu graças ao comércio marítimo e, durante a Idade Média, tornou-se a única cidade-estado com vulto suficiente para rivalizar com Veneza. As muralhas originais só cercam a parte velha da cidade, já que, com o passar do anos, Dubrovnik cresceu além de sua área inicial.
2. Jerusalém

Até a descoberta da América e o desenvolvimento de técnicas avançadas de cartografia, os mapas circulares que representavam o mundo tinham como centro geométrico as coordenadas de Jerusalém. Isso porque a cidade sempre foi um centro simbólico para três das grandes religiões monoteístas do mundo: Islã, Cristianismo e Judaísmo. E durante toda sua história tem sido disputada por peregrinos, místicos, reis, guerreiros e políticos. Sob o reinado do Império Otomano, no século 16, seus governantes decidiram reconstruir os muros da cidade, que duram até hoje.
3. Carcassonne

Carcassonne é a maior cidade murada da Europa e uma das mais preservadas de todo o mundo. A fortificação da cidade francesa é um Frankenstein harmônico de diferentes estilos arquitetônicos. A cada conquista, Carcassonne foi ampliando seus muros seguindo o estilo de seus subjugadores. Uma seção guarda características medievais europeias, enquanto outra foi construída segundo o estilo Romano, com tijolos vermelhos e telhas de argila cozida. Uma de suas torres abrigou a Inquisição Católica da região durante o século 13 e ainda é popularmente conhecida como “a Torre da Inquisição”. Em 1991, Carcassonne também ganhou as telas do cinema ao virar cenário para algumas cenas do filme “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”.
4. Itchan Kala

Itchan Kala é uma cidade murada de proporções minúsculas dentro da grande cidade de Khiva, no Uzbequistão. Em seu interior existem diversos monumentos históricos que datam do século 18. Mas o que mais chama atenção é a própria arquitetura moura do local, que se destaca pelas paredes de tijolos secos ao sol – uma técnica extremamente rudimentar, mas eficiente – e pelos portais em cada um dos quatro lados da fortaleza. Seus muros foram destruídos diversas vezes, mas sempre foram reconstruídos da mesma maneira para preservar a história do local.
5. Xi’an

Uma das mais antigas cidades da China, Xi’an coleciona mais de 3 mil anos de história. Ao longo desse período, serviu de capital para 73 imperadores de 13 dinastias diferentes. A cidade também foi a fronteira final da Rota da Seda e guarda o famoso exército de terracota. A atual muralha data do século 14, quando foi reconstruída pela dinastia Ming, e é uma das mais largas de todo o mundo.
6. Ávila

A noroeste de Madri, a cidade espanhola de Ávila guarda uma muralha medieval do século 11 totalmente preservada. Ao todo, são 88 torres semicirculares e nove portões, que são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
7. York

York é uma das cidades mais antigas da Inglaterra. Localizada ao norte do país, ela foi fundada pelos romanos, conquistada pelos saxões, capturada pelos vikings e finalmente incorporada ao Reino da Inglaterra em 954. Diante de tantas invasões, não demorou muito e já no século 12 a cidade se cercou com muros altos de pedra.
8. Taroudant

Taroudant é uma cidade autenticamente berbere no coração do Vale Souss, no Marrocos, frequentemente referenciada como “Avó de Marráquexe”. Os paredões foram levantados no século 16, durante a dinastia Saadi. Hoje a cidade é cheia de mercados movimentados.
Via Tour Utopia.