Coronavírus

Arquitetura

Pandemia adia Congresso Mundial de Arquitetos, que aconteceria no Rio em julho

Daliane Nogueira
21/03/2020 17:03
Thumbnail

Congresso Mundial de Arquitetos, que aconteceria no Rio em julho, é adiado para 2021. | Divulgação/RioTur

A União Internacional de Arquitetos (UIA), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e o Comitê Organizador UIA2020RIO, atendeu as recomendações das autoridades sanitárias e de saúde e optou pelo adiamento, em um ano, do 27º Congresso Mundial de Arquitetos/Expo. A nova data será de 18 a 22 de julho de 2021. Originalmente o evento aconteceria entre os dias 19 e 23 de julho de 2020.
De acordo com a organização, as taxas de inscrição serão automaticamente validadas para a nova data do Congresso. Artigos e trabalhos recebidos permanecerão aceitos. A UIA se compromete em entrar em contato com as comissões julgadoras, além dos membros associados.

O evento

Sob o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso tratará de questões sensíveis às grandes cidades: infraestrutura, construção, habitação, mobilidade, cultura e planejamento urbano. A intensa agenda que estava definida propunha atividades se desenvolvendo prioritariamente no Centro do Rio.
A intenção é que instalações e equipamentos culturais – como museus, galerias, praças e espaços de eventos da região – se tornem endereço de debates e exposições.
O Congresso Mundial de Arquitetos ocorre a cada três anos, reunindo mais de 20 mil pessoas. A organização é inédita no Brasil e tem o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências entre arquitetos, urbanistas, estudantes, pensadores da cidade, agentes públicos e demais interessados, fomentando discussões e propostas.

Veja o anuncio oficial do UIA no Instagram