Arquitetura

Arquitetura

Concurso irá eleger Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka

HAUS
10/10/2022 16:41
Thumbnail

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, que homenageou as águas do país. | Divulgação

A seleção do projeto do pavilhão brasileiro na próxima Exposição Universal, a ser realizada em Osaka (Japão), em 2025, já começou. A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abriu o edital do concurso público que irá defini-lo, e que tem inscrições abertas até 7 de novembro.
O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, com outros três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão Brasil, ao qual o concurso se destina, estará localizado no distrito “Empowering Lives”.
“Já temos uma ‘tradição’ estabelecida junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde a Expo Milão [2015] para escolhermos o projeto do Pavilhão do Brasil por meio de concursos públicos de amplo alcance. Nossa arquitetura sempre teve destaque em nossos pavilhões e também faz parte do posicionamento internacional do país”, explica em nota o diretor do Pavilhão do Brasil para a Expo 2025 Osaka e gerente de exposições universais e projetos especiais na ApexBrasil, Raphael Nascimento.
Ainda segundo a agência, a opção pelos concursos também se justifica pela democratização do acesso e transparência do processo seletivo, que resultam em trabalhos que honram a tradição brasileira de levar o melhor de sua arquitetura para representar o País nas Expos.
“Já é tradicional a presença brasileira com a construção de excelentes exemplares de Pavilhões, com arquitetura inovadora, criativa e surpreendente, envolvendo e expondo temáticas e abordagens da cultura de nosso país que retratam nosso processo civilizatório, nossos avanços tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais. Com a participação do IAB na organização dos concursos, foram projetados pavilhões extraordinários, com inovadoras concepções de elevada qualidade e, sobretudo, exposições que também superaram expectativas e se destacaram diante das apresentações dos demais países participantes. É transcendental a importância da participação dos arquitetos brasileiros neste desafio que ora lançamos. Mãos à obra!”, convoca o arquiteto e urbanista Moraes de Castro, coordenador do concurso.
O edital e mais informações podem ser acessados no site do concurso.