A segunda edição do Concurso Aberto de Arquitetura Weefor ARQ revelou na noite deste sábado (27) o projeto vencedor do que será o novo empreendimento da incorporadora em Curitiba. Trata-se do trabalho assinado pelo Austral Studio, dirigido pelo arquiteto Henrique Wosiack Zulian, em parceria com o Estúdio Vertical.
O projeto buscou referências nas casas localizadas na área de implantação do empreendimento, na região da Praça do Japão (Curitiba) e datadas da década de 1970, e na memória dos moradores para fundamentar o seu conceito. Nele, destacam-se a relação do prédio e de seus moradores com a cidade e com seus vizinhos e visitantes, além do uso de materiais que trazem conforto, contemporaneidade e respeito ao espírito do tempo do projeto, como madeira, pedras e cerâmicas em padrões de azul e branco.
Todos eles são reforçados pela estética do edifício, cuja torre em espécie de "L" traz um recuo frontal em 20º em relação à testada na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Cândido Xavier, criando um pequeno refúgio e conformando três fachadas distintas no edifício, todas voltadas para as ruas e ocupadas por varandas e marquises, mantendo a relação ativa entre os moradores e a cidade.

A não ocupação do miolo do terreno é outra solução que contribuiu para garantir maior perímetro de fachada à torre e interação entre os moradores e vizinhos, uma vez que abriga um pátio central de uso comum, que funciona como uma praça para aqueles e potencializa a iluminação e ventilação das unidades -- todos os ambientes dos apartamentos, com exceção do lavabo, serão ventilados, com dormitórios com boa insolação e áreas com vistas para a cidade.
Além dele, fendas fendas localizadas em pontos estratégicos foram acrescentadas à fachada, o que melhora a organização e garante um aspecto mais leve e dinâmico ao edifício. Já as plantas atendem, no mínimo, duas variações de layout por apartamento: uma suíte e dois dormitórios ou duas suítes.
A escolha foi realizado por um júri especializado que avaliou os 19 projetos finalistas entre os 104 inscritos no concurso, de 12 estados e 32 cidades diferentes.
Votação popular
Além da eleição do vencedor pela equipe técnica, o Concurso Aberto de Arquitetura Weefor ARQ definiu, também, o projeto eleito por meio de votação popular. Ela foi realizada pelas redes sociais da incorporadora e também na exposição dos 19 finalistas montada no terreno que irá receber a obra.

Nesta categoria, o vencedor foi o projeto desenvolvido pelo escritório Bloco B Arquitetura, assinado por Gabriela Favero, Camilla Ghisleni, Julia de Faveri, Júlia Kosciuk, Gustavo Peters, Mariana Pfleger, Ana Luísa Schoenell e João Ortiz.
O concurso ainda definiu os segundo e terceiro lugares e concedeu menções honrosas. Conheça os projetos!





