Arquitetura

Concurso apresenta propostas de abrigos para refugiados

HAUS
09/11/2016 21:57
Thumbnail

Concurso apresentou soluções para acomodar os milhares de refugiados que chegam à Europa.

Como toda a Europa, a Holanda vê o número de refugiados aumentar a cada dia. Estima-se que sejam 60 mil os pedidos de asilo nos últimos dois anos. A falta de habitação permanente nas cidades holandesas obriga o governo a abrir novas possibilidades.
Apesar de a criação de acampamentos e instalação de refugiados em cadeias desativadasencontrar uma solução definitiva para a crise não é tarefa fácil.
Para tentar levantar soluções e envolver a sociedade na discussão, o departamento de arquitetura ligado ao governo holandês e a Agência Central para a Recepção de Solicitantes de Asilo (COA), lançaram um concurso de design de moradias com o nome “A Home Away From Home” (Uma casa longe de casa).
Um dos projetos apresentados pelo concurso foi essa cabine solar, que é autossuficiente em energia.<br>Foto: A Home Away from Home / Divulgação
Um dos projetos apresentados pelo concurso foi essa cabine solar, que é autossuficiente em energia.<br>Foto: A Home Away from Home / Divulgação
O resultado e protótipos foram apresentados mês passado durante a Dutch Design Week (Semana de design holandesa).
De acordo com os organizadores as casas podem ser usadas para vítimas de catástrofes ou no mercado comum para alojamentos estudantis ou apartamentos de custo reduzido.

Conheça os projetos em detalhes

Desenvolvido em madeira com estrutura metálica, este abrigo foi pensado para ser instalado em áreas agrícolas e pode acomodar até 5 pessoas com conforto.
Mais do que uma ideia de moradia, este projeto é um conceito para uma vila colaborativa. As casas são modulares e podem ser agrupadas. Todos os móveis são feitos com retalhos de madeira.  Na aldeia, tanto os refugiados como os residentes poderiam trabalhar, criando uma comunidade com base na economia criativa.
Estas unidades de baixo custo e quase zero desperdício são ideais para alojamentos temporários. As torres de isopor são isoladas, impermeáveis e resistentes ao fogo. As unidades contêm um módulo interior com cama, guarda-roupa, mesa, cadeiras e banheiro equipado com chuveiro. Eletricidade e água seriam fornecidos, para a aldeia formada por várias unidades, por meio de um andaime elevado.
Concurso apresentou soluções para acomodar os milhares de refugiados que chegam à Europa.
Concurso apresentou soluções para acomodar os milhares de refugiados que chegam à Europa.
O telhado coberto por painéis solares cria mais energia do que é necessário para alimentar a casa, o que faz da casa um gerador de receitas para o proprietário. A ideia é que o projeto seja tanto comprado pelo governo, quanto por investidores que poderiam arrendar a casa para o público.
Um cubo de madeira dividido em vários cubos. Esta é a ideia do projeto que pode ser configurado em vários tipos de espaços, inclusive comerciais. As unidades podem ser transportadas e desmontadas facilmente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!