Pouquíssimos arquitetos topariam o desafio que o escritório LAAB Architects, de Hong Kong, abraçou logo de cara: projetar um apartamento de 28 m² com cozinha completa, sala aconchegante, home theater, banheiro com banheira, escritório, sala de ginástica e quarto de hóspedes. Sem esquecer que todos esses cômodos precisavam ser cat-friendly.
A solução foi recorrer à tecnologia e dotar todos as peças do flat com mais de uma função. Pode até parecer que não, mas o espaço esbanja conforto.
LEIA MAIS
Todos os cômodos são adaptáveis e podem ser transformados em poucos minutos no ambiente necessário para o momento. Ao todo, se considerados todos os espaços possíveis, o flat totaliza mais de 300 m².
O pedido foi de um jovem casal que decidiu morar no coração do distrito central de Hong Kong, um dos locais mais caros do mundo para se viver, e onde apartamentos com grandes espaços são raros.
O projeto acaba com a velha ideia do interior sempre estático. O melhor exemplo é a área de banho, que, além do banheiro, pode virar um quarto de hóspedes e um grande sofá para o living e o home theater.
Até o resultado final, que exigiu um planejamento meticuloso e uma marcenaria perfeita, os arquitetos fizeram mais de 30 concepções espaciais diferentes. Todos os móveis também foram desenhados para serem guardados e escondidos, mantendo o ambiente sempre limpo e organizado.
O interior do imóvel também foi pensado para os três gatos do casal: Banoffee, Dumpling e Tuxedo. Os arquitetos que assinam o projeto incluíram uma passarela suspensa para os animais, uma casinha embaixo da cuba do banheiro e um esconderijo perto da entrada do ar condicionado.
“A coisa mais importante para nós é o conforto do apartamento. Muitos dos nossos amigos vem nos visitar e ficam admirados com a nossa cozinha, que é inclusive maior que os apartamentos deles”, contam os proprietários do flat.