Pets

Arquitetura

Aprenda truques construtivos para aquecer a casinha do seu cachorro

HAUS
07/08/2017 17:30
Thumbnail
Nos dias mais frios até os cachorros mais peludos têm dificuldade em lidar com a temperatura. O indicado é deixar o cão dentro de casa durante os períodos mais gelados do dia e da noite. Porém, se o cachorro vive somente na área externa ou se você cuida de uma raça de grande porte, a sugestão é investir na casinha para aquecê-la.
Modificações construtivas pontuais e baratas já dão conta de garantir conforto térmico ao lar do cachorro, como garante o zootecnista Paulo Parreira, que leciona no curso de Medicina Veterinária da PUCPR. Confira!

Evite contato direto com o piso

Se você deixar a casinha diretamente em contato com o chão, ela pode absorver umidade, o que terminará deixando o ambiente interno mais frio. A dica é levantar a casa alguns centímetros do solo ou colocar um estrado de madeira ou papelões entre o piso e o chão da casinha. Um deck de madeira modular de 30 cm x 30 cm custa a partir de R$ 13 na MadeiraMadeira. Se você preferir o papelão, pode reaproveitar o material de alguma caixa ou comprar chapas grandes do material a partir de R$ 16,80, na Kalunga.

Isole o piso interno

Não deixe o cachorro dormir diretamente sobre o piso da casinha. Forre com jornal, cobertores, carpetes ou tatames. “Essas diferentes forrações evitam a troca de calor do animal com o chão frio. Só é preciso atentar para que o material utilizado não possa ser ingerido pelo cão”, explica Parreira.
Algumas pessoas costumam colocar palha ou forrar com outros produtos, mas o especialista alerta: não é bom. “O olfato dos cães é muito aguçado, e dormir com esses produtos pode acabar desenvolvendo alergias respiratórias ou de pele”, afirma.

Sem corrente de ar

Outra dica importante é evitar que correntes de ar entrem dentro da casinha. Se a ventilação natural estiver muito forte, dá até para colocar um painel ou telha em ângulo de 45º na entrada, que vai bloquear a entrada do vento, como conta o zootecnista.

Cuidado para não exagerar

A internet está cheia de dicas de como aquecer a casinha dos cachorros. Mas cuidado! Algumas páginas defendem até espuma de polietileno, manta de piche e telhas especiais. Parreira explica que isso não é necessário. E que pode ser perigoso, pois pode tornar o interior da casa mais quente que a temperatura externa até em dias de sol, e o cachorro pode acabar não gostando de ficar lá. O que faz todo investimento ser em vão.