Arquitetura

Empresários e poder público se unem pela revitalização do Centro Histórico de Curitiba

HAUS
05/03/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

“Coração” da cidade, o Centro Histórico de Curitiba será revitalizado. Pelo menos é isto o que propõe uma comissão recém-criada que reúne mais de 20 empresários e representantes do poder público municipal com o objetivo de resgatar a importância desta região para a cidade.
Presidido pelo prefeito Rafael Greca, o grupo teve sua primeira reunião realizada na última terça-feira (27), na prefeitura de Curitiba. Nela, os empresários apresentaram demandas e sugestões de melhorias para a área e ouviram as propostas da prefeitura para a região.
“A preocupação dos empresários sempre foi a do cuidado com a região. Há cerca de sete meses apresentamos reivindicações para a prefeitura e, desse encontro, surgiu a proposta de criarmos a comissão, unindo a iniciativa privada e o poder público”, conta Maria Lopes Bonamigo, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico. “Sempre tivemos o apoio da prefeitura, mas agora isso está ainda mais fortalecido e seguro, com a certeza de que as coisas irão se concretizar com mais rapidez”, avalia.
Reunião entre o Prefeito Rafael Greca e comerciantes do Centro histórico no salão Brasil, na Prefeitura. Foto: Daniel Castellano / SMCS
Reunião entre o Prefeito Rafael Greca e comerciantes do Centro histórico no salão Brasil, na Prefeitura. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Projetos

Recém-criada, a comissão ainda não tem um projeto formatado para a revitalização do Centro Histórico. O que Maria adianta é que ele deverá ser desenhado nos próximos encontros e envolver ações referentes à segurança, iluminação e limpeza públicas, cultura, serviços e gastronomia, com o objetivo de trazer “animação para o Centro Histórico de Curitiba”, como destacou o prefeito Rafael Greca durante a reunião, segundo nota da prefeitura.
“Temos o projeto macro, que é mostrar para o turista e os curitibanos que eles podem vir conhecer [e vivenciar] o Centro Histórico. Agora, vamos ter reuniões com as secretarias para pontuar o que é possível fazer e em que tempo”, destaca a presidente da Rede Empresarial.
O próximo encontro da Comissão do Centro Histórico deve acontecer ainda neste mês de março.

LEIA TAMBÉM