Arquitetura

Cientistas suecos criam primeira madeira transparente

HAUS
14/04/2016 01:00
Thumbnail

No futuro a tecnologia poderá ser usada em janelas e fachadas, aumentando exponencialmente a economia de energia elétrica, e servindo também como base para os novos painéis fotovoltaicos. Foto: Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia/Divulgação

Cientistas do Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia, em Estocolmo, anunciaram a criação da primeira madeira transparente. O feito foi recentemente publicado no periódico Biomacromolecules, da Sociedade Americana de Química, e, em um futuro próximo, promete causar grande impacto sobre a arquitetura e as cidades.
LEIA MAIS
A madeira transparente é criada por meio de um processo químico que remove a lignina, um importante componente orgânico das células vegetais, que ajuda a conferir rigidez, impermeabilidade e resistência contra ataques biológicos. Ao retirar a molécula da placa de madeira, ela se torna branca.
O próximo passo dos pesquisadores suecos foi impregnar o material em nível nano com um polímero transparente, que, ao mudar o volume da celulose, casa com as propriedades óticas das células, tornando a madeira transparente.
Segundo Lars Berglund, do Departamento de Química e Engenharia da instituição, que liderou a pesquisa, os painéis translúcidos podem ser empregados não apenas em janelas e fachadas, facilitando a entrada de luz solar enquanto preserva a privacidade dos ocupantes das construções, como também podem ser meios efetivos e mais baratos de cobrir as células fotovoltaicas.
O próximo passo dos pesquisadores é aprimorar a tecnologia ainda mais para atingir uma placa de madeira 100% transparente.
Para consultar o trabalho completo dos cientistas, clique aqui.