Arquitetura

Cidades europeias propõem batizar ruas em homenagem a Marielle Franco

Aléxia Saraiva
15/03/2019 22:00
Thumbnail

Escadaria em homenagem a Marielle Franco no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). Foto: Twitter/ @luduvicu

Um ano após o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), diferentes cidades europeias relembraram o crime demonstrando a intenção de homenageá-la, batizando ruas com seu nome. Foi o caso das cidades de Florença, na Itália, e Paris, na França, que nesta quinta-feira (14) divulgaram propostas de criar espaços em memória da vereadora.
Em Florença, os autores da proposta foram a Conferência Geral Italiana do Trabalho (CGil), considerado o mais importante sindicato do país, e a Casa do Brasil em Florença. Em seu site, eles pedem à Prefeitura de Florença que considere dar o nome da vereadora a uma rua ou praça da cidade. Eles argumentam que a comunidade brasileira na cidade é forte e ativa, e que a prefeitura deveria prestar essa homenagem.
“Marielle Franco hoje é o símbolo, no Brasil e no mundo, da luta das mulheres, da defesa dos direitos humanos, da nova resistência contra todas as formas de opressão. Seu assassinato é mais um exemplo dos perigos enfrentados pelos defensores dos direitos humanos. Por estas razões, consideramos um dever prestar homenagem à memória de Marielle“, afirma a nota.
Na França, a prefeita de Paris Anne Hidalgo tornou pública sua proposta de homenagear Marielle. Em sua conta do Twitter, ela escreveu: “Marielle Franco foi assassinada há um ano. Vereadora do Rio de Janeiro, ela se engajou na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais. Em sua memória, nós iremos propor a criação de um lugar dedicado a ela no próximo Conselho de Paris”. 
Marielle Franco a été assassinée il y a un an. Conseillère municipale de Rio de Janeiro, elle était engagée dans la lutte contre le racisme, l’homophobie et les violences policières. À sa mémoire, nous proposerons au prochain Conseil de Paris qu’un lieu lui soit dédié. pic.twitter.com/gSppbZVffJ
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) 14 de março de 2019

O Conselho de Paris delibera sobre temas importantes da cidade de Paris e tem de 8 a 10 encontros por ano, que duram de três a quatro dias. A próxima sessão acontecerá nos dias 1º a 3 de abril. Uma lista prévia de temas a ser debatidos é divulgada com 12 dias de antecedência do evento.
LEIA MAIS