Arquitetura
China revela plano de mega cidade sustentável voltada para o desenvolvimento das artes
Imagens: Valley XL/Divulgação
A China acaba de revelar os primeiros detalhes de seu mais novo empreendimento de cidade. Uma área de aproximadamente 440 hectares na região de Pequim-Tianjin-Hebei vai se tornar uma cidade vibrante voltada exclusivamente para as artes e a sustentabilidade. Batizada de Valle XL, a nova aventura chinesa exigirá um investimento de 2,8 bilhões de dólares.
A cidade nasce com o intuito de se tornar um ponto cultural, com centros artísticos, museus, residências para artistas, escritórios de galerias, espaços de exibição e centros de treinamento, além de edifícios que irão receber instituições internacionais, restaurantes e outros espaços de bem-estar. A construção vai começar no segundo semestre de 2018 e a cidade abrirá suas portas em 2019.
LEIA MAIS SOBRE CIDADES DO FUTURO
Os espaços serão pensados para encorajar o desenvolvimento artístico e a criação de novas plataformas para a arte contemporânea. Os conceitos fundamentais de design estão baseados em uma abordagem sustentável, que vai permear a coexistência de atividades culturais e de ecoturismo.
A área escolhida para o projeto está localizada a 100 quilômetros do centro de Pequim. Após a inauguração de uma nova linha de trens de alta velocidade no ano que vem, a cidade estará a somente 20 minutos de distância da capital chinesa.
O projeto será todo bancado pelos programas culturais de Shenzhen e Guangdong, com curadoria do produtor Li Zhenhua. O design do projeto está sob responsabilidade do escritório Aecom, que contará com a expertise de Wang Zhenfei, do HHD FUN, para conceber o principal centro de artes da cidade, e do estúdio Arquitectonica para pensar em outros edifícios.