Arquitetura
Centro Europeu promove curso sobre restauração de bens culturais

Iniciativa da escola profissional Centro Europeu serve como aperfeiçoamento para profissionais em atividade, e também para curiosos pelo trabalho de restauração (Imagens/Divulgação)
Em breve, Curitiba vai ter um curso focado em preservação e restauro de bens culturais, como edifícios históricos e obras de arte. A iniciativa é do Centro Europeu e tem como público alvo profissionais das áreas de arquitetura e engenharia que já atuem no mercado de restauro, ou pessoas que tenham curiosidade pelo ofício da restauração.
O curso, previsto para iniciar já em março, terá aspecto prático e teórico, mas com vertentes cientifica e técnica. “Serão módulos que envolvem história da arquitetura, métodos de construção e conservação preventiva – que é extremamente importante, para evitar a necessidade de intervenções maiores”, explica Rosina Parchen, arquiteta especialista em restauração, e coordenadora do curso.

Os alunos terão a oportunidade de atuar em laboratórios e ateliês, compreendendo sobre patologias e fungos que podem causar danos aos bens, como pinturas e obras de arte. Também terão visitas guiadas a canteiros de obras de restauração e Centros Históricos, para compreensão de como funciona o trabalho de preservação de conjuntos.
As aulas serão ministradas presencialmente, com professores que atuam no mercado da restauração, tanto de edifícios como de obras de arte e madeira. Os alunos também terão acesso a conteúdos como a atuação do profissional de restauro no Brasil e legislação no campo de trabalho.

O curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte tem previsão de quatro meses de duração, e será realizado na sede do Centro Europeu no Batel. Os interessados podem ter mais informações pelo telefone (41) 3026-6669, ou pelo site do Centro Europeu.