Arquitetura dos novos tempos
Arquitetura
Centro de artes e design cria jantares em estufas para driblar o coronavírus

Restaurante do centro de artes Mediamatic inaugurou jantares em estufas para driblar a crise da Covid-19. Os ingressos para o menu degustação de quatro pratos estão esgotados até junho. | Mediamatic Eten/Divulgação
O centro de design e artes Mediamatic, em Amsterdã, criou uma solução de 'jantar fora' que por enquanto tem se provado um sucesso absoluto. Para tentar driblar a crise provocada pelo distanciamento social tão necessário contra a Covid-19, o restaurante do centro de mais de 30 anos de existência, o Mediamatic Eten, implementou estufas em sua área externa, rente ao rio, e está oferecendo um menu degustação temporário de pratos vegetarianos no jantar.

O espaço só aceita reservas e até 2 pessoas por estufa, que podem ficar das 18h às 20h30 ou das 20h30 às 23h. Os garçons utilizam luvas e face shields para evitar o risco de contaminação, e servem as mesas por meio de longas tábuas de madeira, segundo apuração do guia holandês Wanderlust.
Resultado: todos os ingressos estão esgotados até o final de junho, como garante o site do empreendimento. Essa nova arquitetura está sendo testada com autorização do governo holandês enquanto os espaços de arte e o restaurante tradicional não podem ser abertos.

A solução é simples. Uma estrutura de metal com portas de correr e superfícies de vidro. O espaço se mantém quente durante a permanência dos clientes e é fácil de limpar entre os serviços.