Reconhecimento
Arquitetura
CAU/PR lança campanha “Atribuição de Arquiteto” em valorização da atuação profissional
A Arquitetura e o Urbanismo estão nas pequenas e nas grandes coisas do mundo: desde o projeto de uma joia ao planejamento urbano e a construção de uma cidade inteira é possível encontrar o trabalho realizado por esses profissionais. Ao todo, são 263 atribuições que esses profissionais podem desempenhar, regulamentadas pela Lei Federal nº 12.378/2010 e garantidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
A fim de valorizar a atuação e a relevância dos arquitetos e urbanistas para a sociedade, o CAU/PR lança a campanha “Atribuição de Arquiteto” para destacar as centenas de atribuições desses profissionais. Elas estão divididas em sete eixos fundamentais: Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura de Interiores; Arquitetura da Paisagem; Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico; Planejamento Urbano e Regional; Meio Ambiente; e Execução e Gestão Do Trabalho.
A iniciativa também tem a intenção de reforçar a importância de contar com o trabalho e com a orientação de um arquiteto e urbanista na hora de construir ou de reformar. Para isso, estão sendo produzidos informes em vídeo, de aproximadamente 1 minuto cada, os quais serão veiculados nas redes sociais da autarquia federal.
O lançamento ocorreu durante a programação da 28ª edição da Casa Cor Paraná, que está sendo realizada em Curitiba até o dia 14 de agosto, juntamente a assinatura de um termo de cooperação entre a autarquia federal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o desenvolvimento de ações que visam o aprimoramento e a capacitação de arquitetos e urbanistas empreendedores, bem como para as empresas de Arquitetura e Urbanismo. Para harmonizar com a ocasião, o primeiro vídeo da campanha "Atribuição de Arquiteto" contou com o tema Arquitetura de Interiores. Segundo pesquisa do Conselho, mais de 60% dos arquitetos e urbanistas desenvolvem trabalhos relacionados a essa atribuição profissional. Além de definir e organizar os ambientes com beleza e funcionalidade para cada espaço, o arquiteto de interiores pode intervir na estrutura de um imóvel, elaborar os projetos luminotécnico, elétrico, hidráulico e avaliar questões de conforto ambiental, acústica e ergonomia.
Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Milton Zanelatto, a categoria tem obtido cada vez mais visibilidade e reconhecimento pela sociedade, muito em virtude de campanhas de esclarecimentos. “Além da fiscalização, é função do Conselho pugnar pelo aperfeiçoamento da arquitetura e do urbanismo. Nesse sentido, essa campanha de valorização busca mostrar para a sociedade a importância e relevância da amplitude de habilitações dos profissionais. A sociedade esclarecida passa, assim, a valorizar a importância desses profissionais”, pontua Zanelatto.