Arquitetura

Casas parasitas começam a fazer parte do espaço urbano de Paris

HAUS
10/08/2016 12:33
Thumbnail

Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações. Fotos: Stéphane Malka Architecture / Divulgação

A região às margens do rio Sena, em Paris, está entre os endereços mais caros do mercado imobiliário do mundo. Os terrenos escassos e a necessidade de acomodar cada vez mais pessoas — hoje são mais de 2,2 milhões de habitantes para os “minguados” 105 km² da capital francesa –, faz com que arquitetos busquem soluções criativas.
A mais nova vem de Stéphane Malka que deu vida ao projeto 3BOX, que são moradias construídas como anexos nos telhados de prédios, comportando-se de maneira parecida às espécies parasitas que se fixam em árvores ou animais. Por ser um sistema modular, as “casas parasitas” podem ser ampliadas caso a família venha a necessitar de mais espaço.
Essas unidades habitacionais são possíveis graças à Lei Alur, que busca melhorias no acesso à habitação na cidade por meio do controle nos preços de aluguel e incentivo à construção de casas acessíveis.
Os proprietários dos prédios que cedem seu terraço para a construção desses anexos, recebem em troca melhorias e reformas no imóvel. São feitos reparos na fachada, troca de elevadores e esquadrias., entre outros.
“Construir em cima de telhados não é apenas uma solução ecológica e econômica, que está trabalhando contra a expansão urbana que mata a ligação social. É também uma forma contemporânea para descobrir novas perspectivas da cidade, uma nova Paris acima do horizonte”, defende Malka no site oficial do escritório.

Preço

O desenvolvedor do projeto estima que as 3BOX sejam vendidas por um valor cerca de 40% menor do que as convencionais, já que não há custos com loteamento e a construção é modular.
As três primeiras unidades do projeto, que tem 180 metros quadrados cada uma, ficarão prontas em cerca de oito meses e serão vendidas por 680 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões).
Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações.<br>Foto: Stéphane Malka Architecture / Divulgação
Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações.<br>Foto: Stéphane Malka Architecture / Divulgação
Para os padrões brasileiros o valor não parece nada acessível, porém um apartamento na mesma região de Paris, custa perto de 10 mil euros o metro quadrado, ou seja, um imóvel com a mesma metragem custaria aproximadamente 1,8 milhão de euros.

LEIA TAMBÉM