Arquitetura

Casas dobráveis e construídas em apenas seis horas. Elas existem!

Aléxia Saraiva
10/12/2017 20:00
Thumbnail
Uma casa em versão miniatura, dobrável e possível de ser construída em 6 horas é o novo sistema de construção criado pelo arquiteto Renato Vidal. O objetivo do projeto é facilitar a habitação em alojamentos temporários, como em eventos esportivos, feiras ou em casos de desastres naturais. São 5 módulos diferentes, que variam de 27 m² a 84 m², e podem abrigar de uma pessoa a uma família inteira. Os módulos podem ser personalizados e integrados um a outro, de modo que as construções não têm limite de tamanho.
O projeto leva o nome de M.A.Di., sigla em italiano para “módulo de habitação desdobrável”. Resistentes a terremotos, as construções têm impacto ambiental reduzido, pois são construídas em madeira, são 100% reutilizáveis e não precisam ser ancoradas quando o solo é regular. Além disso, painéis solares podem ser adicionados aos módulos, fazendo com que elas funcionem de maneira independente.

Personalização e conforto

Os cinco módulos disponíveis variam em preços e tamanhos, mas todos contam com dois andares. O mais simples tem 27 m², e custa cerca de R$ 110 mil. O maior, feito para abrigar famílias, tem 84 m² e custa R$ 240 mil. Todos os projetos podem ser integrados, criando tanto ambientes maiores como permitindo adicionar mais andares.
Cada módulo inclui banheiro, encanamento, instalações elétricas e sanitárias, sistema de aquecimento e escada. O prazo para entrega é de 60 dias após a aprovação do projeto final, além de entrega e instalação gratuitas para locais em um raio de 200 km da fábrica.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial do projeto.

LEIA TAMBÉM