“De presente, o agora”
Arquitetura
CASACOR escolhe ancestralidade como inspiração para 2024
O Conjunto Nacional volta a receber a CASACOR São Paulo em 2024 | Divulgação/CASACOR
Que ancestrais queremos ser e qual legado deixaremos para as próximas gerações e para o planeta? Desta reflexão surge o mote da CASACOR 2024, principal mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores da Américas, sintetizado na campanha “De presente, o agora”, apresentada nesta terça-feira (31).
Curadora da CASACOR, Livia Pedreira afirma que o tema escolhido para 2024 é um convite a “desviar o olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais autêntico”. Segundo ela, marcas e profissionais terão a oportunidade de refletir e explorar o tema - e em momento oportuno, no qual o mundo olha esperançoso para o Brasil em face das ameaças de um colapso climático.
"Esse exercício deve estar pautado em inovação e responsabilidade com o legado que pretendemos deixar para as gerações futuras”, defende. A curadora destaca, ainda, que o Manifesto 2024 evidencia esse chamamento ao propor uma imersão na diversidade brasileira e num olhar para as origens. “Nos convoca também a ouvir as vozes dos guardiões do planeta. Aqueles que mantêm em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra", completa Livia.
O tema para 2024 foi revelado em evento realizado no MASP, voltado para parceiros, fornecedores, imprensa e influenciadores, com o objetivo - segundo André Secchin, CEO da mostra - de abrir o processo criativo da CASACOR para o mercado e enriquecer o debate.
"Trouxemos nossa equipe curatorial, que anualmente pesquisa os principais cenários e questões que impactam o segmento de arquitetura, design, sustentabilidade e comportamento, e propusemos um bate-papo aberto com a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort, uma das mentes que nos inspira na definição da temática anual", revela.
No debate mencionado por Secchin, a educadora, editora, curadora de design e de exposições internacionais disse apostar no poder criativo do Sul Global como alternativa de futuro para a humanidade. O bate-papo contou ainda com Alexandre Salles, arquiteto, mestre em Semiótica Urbana (FAU-USP) e coordenador do Instituto Europeo de Design (IED), que destacou a necessidade de que profissionais e marcas pautem seus projetos e produtos a partir de um olhar que alie a inovação tecnológica às heranças culturais brasileiras.
Além de apresentar o tema e a campanha da mostra para 2024, foi anunciada também a data para a 37ª edição da CASACOR São Paulo. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 21 de maio a 28 de julho, mais uma vez no Conjunto Nacional, mas com implantação diferente da anterior, ocupando o mezanino e o terraço aberto do edifício.
Em 2023, a CASACOR contou com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins) e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).