Arquitetura
Casa Zattar será reformada

A sala de jantar continua com a maioria dos móveis que serão restaurados e reaproveitados pelo Centro Europeu. Destaque para cristaleira e aparador talhados à mão | LETICIA AKEMI
O cruzamento da Avenida do Batel com a Rua Alferes Angelo Sampaio é movimentado, congestionado. Mesmo assim, quem passa pela região não deixa de ter o olhar atraído por uma imponente casa de estilo eclético com um belo jardim no número 999 da Benjamin Lins (nome da Avenida Batel nesse trecho).
O imóvel, que tem área construída de 900 m² em um terreno de 3 mil m², foi erguido pelos Irmãos Thá no início dos anos 1940 a pedido do casal João José Zattar e Angelina Bittar Zattar. A família, de origem libanesa, atua no ramo madeireiro no interior do Paraná. A origem dos proprietários aparece em vários aspectos decorativos e arquitetônicos do local.
Dos grandes casarões da região, era um dos poucos a ainda ser usado como residência. No próximo mês, no entanto, ele passará a abrigar uma unidade do Centro Europeu. “Nossa intenção é fazer uma reforma que preserve as características originais e manter alguns móveis emblemáticos. Queremos dar para Curitiba um presente, permitindo que os moradores possam conhecer esse espaço”, afirma o presidente do Centro Europeu Carlos Rodolfo Sandrini, que é arquiteto e sempre foi um apaixonado pelo imponente imóvel.
Alguns detalhes arquitetônicos da residência chamam atenção, como o portão de entrada localizado exatamente na esquina, influência da arquitetura espanhola, e a interligação dos cômodos que se dá sem corredor: a porta de uma sala, leva a um quarto, que leva ao escritório e assim por diante. O responsável pelo projeto de revitalização será o escritório do arquiteto Jayme Bernardo.
A Casa Zattar receberá os cursos de idiomas e profissões da escola como Design de Interiores, Artes Visuais, Design de Moda e Gestão de Mercado de Luxo. Além disso, a intenção é que o espaço seja um centro cultural, com desfiles, exposições de fotografia e design e mostras de cinema.
Antes da reforma começar, a Viver Bem Casa & Decoração visitou o imóvel e traz um pouco da atmosfera de uma das residências que mais desperta a curiosidade dos curitibanos.