Oportunidade

Arquitetura

Casa Vilanova Artigas recebe evento com visitas guiadas em novembro

HAUS
17/10/2023 14:36
Thumbnail

FACHADAS – CURITIBA, 22/11/13 – PARANA – Fachada Casa Bettega , projetada em 1949 pelo arquiteto Vilanova Artigas, um dos poucos exemplos de casas modernistas que restaram em Curitiba. Foi transformada em cafe e livraria na Rua da Paz . Foto: Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo | Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Um ícone da arquitetura modernista da década de 1940 vai abrir suas portas para, ao menos por um dia, receber os interessados em conhecê-lo. É a Residência João Luiz Bettega, também chamada de Casa Vilanova Artigas Curitiba (Rua da Paz, 479), que vai sediar um evento com visitas guiadas no dia 18 de novembro, das 10h às 15h. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 25.
As visitas serão conduzidas pelos professores de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Juliana Suzuki e Rodrigo Jabur, assim como pela professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Giceli Portela, que também é proprietária do imóvel.
O evento também terá uma feira de livros de arquitetura com sessões de autógrafos e um bazar de produtos como ecobags, postais e aquarelas com a temática da arquitetura curitibana. Parte da renda será revertida para o Arquivo Arquitetura, projeto que desenvolve pesquisas sobre o patrimônio de Curitiba.
A residência é uma das três obras assinadas pelo arquiteto que ainda restam em Curitiba – as outras são a Casa Nieclevicz e o Hospital São Lucas. Foi projetada em 1949 para servir de residência e consultório para o médico João Bettega, que vivia com a esposa e os seis filhos. A família viveu ali de 1952 a 1986.
Entre 2004 a 2015, a casa teve uso comercial, como sede da empresa de arquitetura dos proprietários e, por um curto período, como um bistrô, quando era aberta ao público. Desde 2015, porém, voltou a ter uso residencial e, por isso, as visitas foram suspensas. A ideia é que o evento de novembro seja o primeiro de encontros anuais para que o público interessado possa conhecer de perto o exemplar do trabalho de Vilanova Artigas.
​​Com 496 m², a Residência João Luiz Bettega tem quatro quartos, um dos quais é suíte, e salas de estar e jantar integradas, diferente do que era usado na década de 1950. Uma de suas características mais conhecidas é a escada helicoidal, que liga a dependência dos empregados à parte principal da casa.