Logo que nos mudamos com nossos dois filhos, de Limeira (SP) para Curitiba, pensamos em adquirir um imóvel no Litoral. Escolhemos Itapoá (SC) pela proximidade com Curitiba. Faz 18 anos que temos a casa e lembro que no início era um pouco difícil chegar até o local, as condições de pavimentação da estrada eram complicadíssimas, especialmente nos períodos de muita chuva. Adquirimos uma casa já pronta, com aproximadamente 100 metros quadrados, em alvenaria, mas bem simples.
Há três anos, encaramos uma reforma geral, para modernizar a casa, ter mais conforto e espaço. Fizemos um segundo piso, onde há mais dois quartos. Arrumamos também a cozinha, a sala, a churrasqueira e os quartos que já existiam. Hoje a casa tem 230 metros quadrados e podemos receber amigos e parentes de forma mais aconchegante.
Na hora de contratar mão de obra, tivemos sorte porque encontramos uma pessoa local de grande seriedade e honestidade e, mesmo indo muito pouco durante o período da construção, não houve nenhum problema.
Quase todo o material de construção foi comprado em Itapoá mesmo, já que o próprio construtor tinha boas referências de lojas. Somente as esquadrias de alumínio pintadas de branco (opção que gera menos problemas de manutenção) foram compradas em Curitiba e a loja entregou no local, sem grande transtorno.
Para aumentar a segurança colocamos grades internas em todas as portas e janelas e nunca tivemos problemas, além do fato de que alguns moradores locais também são de Curitiba e sempre trocamos informações. Conhecer bem os vizinhos é uma medida simples e ainda eficiente de segurança.
Na realidade, devido aos nossos compromissos, utilizamos pouco a casa, normalmente entre dezembro e janeiro, além dos fins de semana prolongados.
Temos uma pessoa que faz uma limpeza semanal e abre todas as janelas, contribuindo para a ventilação. Quando precisamos utilizar a casa, a encontramos sempre limpa e sem cheiro de mofo, um problema que me parece comum nas casas da praia e que não têm solução quando a casa fica muito fechada.