Projeto de arquitetura
Arquitetura
Casa de campo é transformada para trazer praticidade e integração de espaços aos moradores
O projeto da casa de campo apresenta espaços de convívio coletivo, como piscina, espaço gourmet e até uma pequena parede de escalada. | Thiago Travesso
Uma casa de campo em Bragança Paulista foi a protagonista do projeto do escritório BZP Arquitetura, comandado pela arquiteta Bia Prado. Seus moradores, um casal com duas filhas, desejavam transformar o ambiente em uma moradia prática, bonita e confortável. A família tem uma vida movimentada e rotina que inclui receber amigos e familiares para encontros e comemorações na casa. “É um casal que a gente conhece muito de perto, então conhecíamos o gosto deles. Eles foram acompanhando e aceitando as nossas propostas”, conta a arquiteta Bia Prado.
Para proporcionar ambientes ideais para a convivência e preservar a privacidade e intimidade da família, a casa de dois andares seguiu um layout simples e funcional. Enquanto os espaços de convívio se encontram no andar térreo, o andar superior é dedicado aos quartos. O primeiro inclui a cozinha, living principal, sala de TV, lavabo, uma suíte, varanda, piscina e área gourmet. Além disso, nesse andar “as portas deslizantes que integram a área externa com a interna e a ausência de paredes entre living e sala de jantar fazem com que o espaço se torne uma grande área de encontro”, detalha a arquiteta. Já o andar superior possui cinco suítes, uma sala íntima e um escritório. Dessa maneira, proporciona uma distribuição clara entre as dimensões sociais e privadas dos moradores.
A madeira é o material de destaque no projeto. Ela está presente no forro, no piso do andar superior e até como inspiração nos brises de alumínio – que se assemelham a um ripado de madeira. De acordo com Bia, o material natural é “o principal elemento campestre utilizado na casa”.
A decoração moderna dos ambientes ganha ares autênticos com o uso de peças garimpadas em antiquários. O apreço do casal por obras de arte foi incluído na decoração através de itens como a poltrona Jangada, de Jean Gillon, no living, e as poltronas Senior, de Jorge Zalszupin, na sala de jantar – itens vindos de antiquários. Uma coleção de obras de arte também decora os ambientes.
Para Bia Prado, a união da arquitetura com o design de interiores cria espaços que celebram a história da família e atendem às necessidades dos moradores. “A característica mais especial foi deixar o espaço amplo, integrando áreas externas e internas de maneira aconchegante e com personalidade “, finaliza.