Arquitetura
Casa extraordinária assinada por brasileiro e listada em série da Netflix está à venda em Miami
Foto: Arquitetura Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair reis. Fotografia: Fran Parente. Interiores: Artefacto + Jader Almeida.
Não tem como não reparar. No centro de Miami Beach, de frente para o canal Indian Creek, são 1.115 m² de área construída. Essa é Casa Canal, assinada pelo escritório do arquiteto brasileiro Marcio Kogan. De tão icônica, a mansão ganhou espaço na segunda temporada da série As Casas Mais Extraordinárias do Mundo, disponível na Netflix. A boa notícia para os investidores é que ela está à venda. O preço? Pouco mais de 28 milhões de dólares — o equivalente a R$ 105 milhões.
O responsável por tirá-la do papel é o construtor americano Barry Brodsky, que não economizou esforços (nem recursos) no projeto de Kogan. Enraizada no modernismo tradicional, a mansão tem seis quartos, sete banheiros, quadra para esportes e toque tropical. O paisagismo é assinado por Raymond Jungles.
Onde fica o que
A fachada da Casa Canal tem um grande impacto, mas é o conjunto da obra que chama mais a atenção. A essência é quase simples: são dois blocos retangulares empilhados e posicionados.
No piso inferior, de 60 metros de comprimento, ficam os cômodos privados: quatro quartos têm saídas para o jardim e são interligados por um corredor de 30 metros, há um sala de estar, uma suíte e a garagem.
A sala principal, à beira-mar, parece não ter estrutura: é um grande vão. A inspiração, neste caso, veio das telas. Tudo foi feito para dar uma sensação cinematográfica — por isso a visão na horizontal — ao olhar o oceano de dentro da casa. Além de inusitada, a criação também foi um enorme desafio de engenharia. São mais de 20 metros de vão sem nenhum pilar.
No andar de cima ficam os espaços de convivência: a cozinha e uma sala de jogos de 21 metros de comprimento. Uma passarela de 60 metros e 1,7 mil peças de madeira flutua sob o jardim e leva os (futuros) moradores até a entrada principal.
Jardim tropical
Os arquitetos criaram um jardim tropical casual, com curvas suaves e uma imensa variedade de plantas tropicais, ao redor de uma piscina natural, onde é possível nadar com os peixes. Fechando o jardim, fica a quadra poliesportiva.
Brasilidade
O designer catarinense Jader Almeida é responsável pelos interiores da mansão, mobiliada por suas peças. Exemplos são as cadeiras Joy ao redor da mesa Bizze, designs de Almeida para a Sollos.
Nomes famosos estão entre os interessados na compra da mansão, segundo o episódio da série As Casas Mais Extraordinárias do Mundo no qual a Casa Canal é destaque. Entre eles estão o produtor musical e DJ Swizz Beatz , a cantora Alicia Keys, o rapper Drake e a designer de moda Vera Wang. Na rede de streaming, a casa de Kogan divide o capítulo, de 46 minutos, com outras mansões de Miami.
Conheça mais da Casa Canal no vídeo divulgado pela construtora.
LEIA TAMBÉM: