Arquitetura
Brasileiro Paulo Mendes da Rocha recebe em Veneza o Leão de Ouro
Paulo Mendes da Rocha recebe o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza e posa ao lado do arquiteto português Alvaro Siza, ganhador do mesmo prêmio outras duas vezes. Foto: Divulgação Bienal de Veneza.
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha recebeu na manhã deste sábado (28) o Leão de Ouro de Carreira, na cerimônia de abertura ao público da 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, que é realizada até 27 de novembro.
LEIA MAIS
Consagrado internacionalmente como um dos grandes expoentes da arquitetura brasileira, o arquiteto e urbanista capixaba, de 87 anos, recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra. Segundo o Conselho da Bienal que elegeu o brasileiro, o atributo mais marcante da arquitetura de Mendes da Rocha é a atemporalidade. O arquiteto é um dos últimos da geração de modernistas brasileiros da Escola Paulista e o único brasileiro vivo a ter um Pritzker na estante, o prêmio de arquitetura mais importante do mundo.
Prêmio Máximo
A categoria Nacional da Bienal, considerada o prêmio máximo – o Leão de Ouro -, foi para o pavilhão de Espanha, intitulado “Unfinished” e dirigido pelos arquitetos Iñaqui Carnicero e Carlos Quintáns. O júri internacional concedeu o prêmio à Espanha devido “à seleção cuidadosa dos arquitetos emergentes, cujo trabalho demonstra como o compromisso e a criatividade podem superar os limites materiais e de contexto”.
A Bienal vai até o dia 27 de novembro nos pavilhões de Giardini, Arsenale e centro histórico.
LEIA MAIS