Em uma sociedade cada vez mais informatizada, as bibliotecas têm perdido espaço para os tablets, smartphones e notebooks. Na contramão deste movimento, o escritório chinês Archstudio criou o projeto de uma livraria café que vem chamando a atenção dos frequentadores pelo design arrojado e espécies de plantas.

Localizado em uma rua bastante conhecida no centro de Pequim (China), o espaço com 300 metros quadrados abrigou até o ano passado uma loja de pinturas chinesas, caligrafias e de livros antigos. Segundo o arquiteto Han Wen Qiang, a ideia do projeto é mostrar que as bibliotecas atuais precisam se modernizar a fim de atrair os leitores.

O visual clássico das bibliotecas tradicionais deu lugar a estantes especiais que combinadas de materiais transparentes com barras de ferro, servem não apenas para armazenar livros, mas também para colocar as plantas que dão aos frequentadores a sensação de natureza e tranquilidade. Além disso, tiras de LED foram instaladas na base das caixas com as plantas, criando um ambiente moderno e iluminado.
