Santa Catarina

Arquitetura

Cores e luzes dão unidade às áreas interna e externa em projeto de bar

Flávia Schiochet, especial para HAUS
14/09/2022 13:29
Thumbnail

Fachada do Bar Buraco, em Itajaí, litoral de Santa Catarina | Fábio Severo/Divulgação

Um pequeno bar em frente ao Mercado Público de Itajaí, em Santa Catarina, chama a atenção pela cor da fachada. Inteiramente roxo e cor-de-rosa, o bar Buraco Quente, aberto em janeiro de 2022, foi um desafio para a arquiteta Sabrina Fortes.
As soluções encontradas pela profissional precisavam ser realizadas em pouco tempo e em um espaço exíguo: ocupando uma sala comercial térrea em um prédio antigo de dois pavimentos no Centro Histórico da cidade litorânea, a área interna do bar é de 25 metros quadrados. A área foi ampliada com um parklet de 5m x 3m em frente ao bar, mantendo o fluxo da calçada livre.
As duas cores do projeto – rosa e roxo – dão unidade às áreas interna e externa do bar, como na aplicação no piso, que guia o cliente
As duas cores do projeto – rosa e roxo – dão unidade às áreas interna e externa do bar, como na aplicação no piso, que guia o cliente
Para criar um senso de unidade, Sabrina trabalhou apenas com as cores rosa e roxa, escolha que resultou em uma identidade visual forte para o estabelecimento. O mesmo tipo de revestimento que a fachada já tinha –  pastilhas de azulejo 10cm x 10cm – foi aplicado no balcão do bar. "Todas as soluções foram simples, mas bem pensadas para que a gente otimizasse o tempo e tivesse resultados significativos", comenta a arquiteta.
Calçada, piso, paredes e fachada foram pintados com tinta epóxi nas duas cores do projeto, guiando o cliente entre as áreas interna e externa. Lâmpadas LED e neon criam contrastes de iluminação próximo ao bar e ao banheiro e delimitam o espaço de circulação no bar.
Na legislação da cidade, a cobertura de parklets não pode ser fixa. Por isso, o toldo usado é uma lona que pode ser removida em dias sem chuva, e amarrada na estrutura de ferro para proteger a área quando preciso.
Toldo removível do parklet, instalado apenas nos dias de chuva
Toldo removível do parklet, instalado apenas nos dias de chuva
A decoração segue uma linha espontânea com o "acúmulo" de antiguidades mesclado à exposição de artistas locais. Quadros e trabalhos dos catarinenses Ary Neto, Julia Rodrigues e Eduardo Vaso estão na parede em frente ao bar, em meio a itens como vinis de MPB e peças de carro antigo.
Próximo à porta, uma área para os clientes deixarem recados em post-its coloridos. "É um espaço para todas as pessoas se sentirem bem-vindas", diz Sabrina. "Em urbanismo, lemos muito sobre ter os olhos para rua, e estudamos o quanto isso traz segurança ao espaço público. O [bar] Buraco trouxe isso para a região em que ele está", conclui.