Arquitetura
“Empire State” brasileiro será repaginado e terá um farol no topo
Foto: F. J. Jarabeck/Flickr/Wikimedia Commons/Reprodução
A regional brasileira do banco Santander vai entregar até o final deste ano um dos símbolos da cidade de São Paulo repaginado. O edifício Altino Arantes, localizado no centro da capital e também conhecido como Edifício Banespa, vai ganhar um farol em seu topo. E vai virar um prédio exclusivo de visitação, com diferente atrações. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do banco.
“O prédio que simbolizou a São Paulo capitalista passará a se chamar ‘farol Santander’ para passar a simbologia de olhar para a frente”, disse o presidente da instituição no Brasil, Sérgio Rial, ao Estadão. Ele não deu detalhes do que poderá mudar nos 35 andares do edifício, mas afirmou que a sede do banco continuará na Vila Olímpia, na zona sul e atual centro financeiro paulista.
Fechado para as reformas há mais de um ano, o edifício é o terceiro maior da cidade. Foi construído em 1939 para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo (extinto Banespa) e foi inaugurado oficialmente em 1947 pelo então governador Ademar de Barros.
O projeto do arranha-céu foi inspirado no Empire State Building, de Nova York. Altino Arantes, nome oficial do prédio desde os anos 1960, remete ao primeiro presidente brasileiro do banco.
*Com Estadão Conteúdo.