Arquitetura

Ascensão social

Daliane Nogueira
02/06/2011 03:38
Thumbnail

A mistura de pastilhas de vidro pretas e brancas completou a proposta contemporânea do projeto de loft de Daniela Sumida e Simone Carneiro | Rodrigo Ramirez

As dimensões são pequeninas, variam de um por um centímetro a cinco por cinco centímetros, mas o efeito em um projeto de decoração é impressionante. As pastilhas evoluí­ram no design e na variedade de materiais, texturas e cores e literalmente entraram em casa para criar diferentes composições, com um visual exclusivo.
Abundantemente usadas em fachadas, cozinhas e banheiros, as pastilhas vêm ganhando espaço em áreas sociais. “O intuito é dar destaque a algum elemento arquitetônico, como coluna, parede divisória e escada”, lembra a arquiteta Daniela Sumida. Ela, em parceria com a colega Simone Carneiro, assina o projeto de um loft onde a combinação de pastilhas pretas e brancas no piso e na bancada compõe o visual.
A versatilidade do produto é destacada pela arquiteta Liciany Ribeiro, que sugere o uso em salas para revestir lareiras e painéis de tevê. Entre os tipos indicados por ela estão as de madeira, mármore, coco e madrepérola. “O acabamento é surpreendente. Uma das vantagens é poder acompanhar curvas, sem ter de quebrar o revestimento, pois a dimensão de cada peça é pequena”, comenta.
Quem procura sofisticação deve apostar nas pastilhas, recomenda o arquiteto Paulo Tabajara. “O material tem mobilidade plástica, permite a criação de desenhos e mosaicos. Outro ponto é a possibilidade de explorar materiais que, originalmente, são pesados, mas ganham leveza quando expostos em formato de pastilhas, como os mármores, por exemplo.”
Ele lembra que a escolha do material dependerá da linguagem usada na decoração. Em um dos projetos assinados por ele, um mosaico colorido de pastilhas de vidro aparece nas colunas da entrada da residência, criando atmosfera alegre e descontraída.
Para atender a proposta de decoração contemporânea e natural, as arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski projetaram um solarium que integra a sala e a área externa. “Em uma das paredes aplicamos pastilha de pedra natural, com tonalidade parecida com a proposta dos móveis. A atmosfera ficou aconchegante e atemporal”, comenta Eliza.
O investimento nas pastilhas é compensado pela boa resistência e praticidade na aplicação e manutenção, garante Liciany. “Há pastilhas que incluem ouro, prata e até pequenas pedras na composição e por isso custam mais caro. Mas a inclusão em um detalhe deixa o projeto bastante sofisticado”, diz.
Serviço:
Liciany Ribeiro, fone (41) 3029-5030.
Paulo Tabajara, fone (41) 3018-2727.
Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski, fone (41) 3023-4996.
Daniela Sumida, fone (41) 3342-0417.
Antônio José Calderari Rodrigues, fone (41) 9147-8148.