Arquitetura
Asa de inseto inspira arquitetura da Escola de Circo de Moscou

Nova sede da instituição vai transformar a paisagem de Moscou. Imagens: Maryan Fazel/Belinda Ercan/Divulgação
A Escola de Circo de Moscou vai dar o que falar. O novo projeto arquitetônico da instituição é inspirado nas asas de insetos e ganhará forma por meio de linhas sinuosas em escala monumental que irão transformar o Distrito de Tverskoy, bairro conhecido por sua crescente cena artística.


O projeto foi elaborado pela arquiteta iraniana Maryan Fazel e pela arquiteta alemã Belinda Ercan, vencedoras de concurso internacional para a nova sede da instituição russa.
Os volumes orgânicos brotam para cima como conchas protetoras inspiradas nas duras asas de besouros, criando novos espaços públicos para a comunidade e inaugurando áreas privadas da escola.

O edifício será a nova sede da companhia circense Moscow State Circus. As dependências vão abrigar todos os ensaios das performances e serão treinados novos palhaços, acrobatas, trapezistas e músicos.

A intenção do projeto é também de tornar o local um grande centro cultural. Por isso, o terraço terá acesso livre ao público e ganhará espaços de exibição de obras, e alguns espaços receberão panos de vidro, para que da rua seja possível observar as atividades.
Ainda não foi divulgado quando o projeto deve ficar pronto.