Arquitetura

As telhas estão cada vez melhores

Bruna Bill
03/11/2011 02:34
Thumbnail

Projeto de cobertura com telhas em concreto: maior durabilidade

A cobertura bem planejada de uma casa assegura proteção da chuva, além de eficiência contra barulho, calor e frio em excesso. Logo, a tarefa de eleger o material e o formato das telhas não é simples, pois qualquer erro pode pesar no bolso e resultar na temida infiltração. Para escolher qual será o tipo de peça usada no telhado é preciso planejar logo no início do projeto.
As opções de materiais são muitas e mudam o visual e a funcionalidade da cobertura de acordo com o estilo do projeto e o gosto do cliente. Além da tradicional cerâmica, telhas feitas em vidro, policarbonato, alumínio e concreto vêm ganhando espaço nos projetos construtivos. “O material está muito ligado à característica que você quer dar à obra. A telha de cerâmica remete mais ao tradicional, já uma telha metálica, ou translúcida, dá um ar impessoal”, indica o arquiteto Ricardo Alberti.
Se o desejo for de valorização do telhado, em projetos inspirados na arquitetura europeia, ele será mais inclinado e geralmente coberto por telhas menores, como as de cerâmica. “Já quando a cobertura é mais plana, as telhas pequenas não atendem essa inclinação mínima, e as chapas maiores, como as metálicas e de concreto, são as mais indicadas”, afirma o arquiteto Fábio Rogério Rodrigues.
Algumas opções mais modernas podem favorecer projetos em que não haja forração e as telhas fiquem à mostra. As opções de vidro ou policarbonato translúcido permitem a entrada de luz natural nos ambientes. “Geralmente elas são utilizadas em áreas externas, alternadas com outras telhas e contribuem para a redução do gasto com eletricidade”, explica Everton Peruchin, gerente nacional de vendas e marketing da Onduline.
E sempre é bom lembrar: fique atento à qualidade dos produtos adquiridos. Esse alerta vale para as telhas (que trazem a indicação do fabricante sobre a inclinação mínima que deve haver para que não haja vãos ou falhas no telhado), bem como para acessórios e acabamentos que integram a cobertura (como calhas, conexões das calhas, forrações em madeira ou PVC e revestimentos acústicos), sem falar na estrutura (normalmente, em madeira) que suporta todo o conjunto.
Serviço
Fábio Rogério Rodrigues, fone (41) 3082-7705. Ricardo Alberti, fone (41) 3039-1220. Alex Maschio, fone (41) 3353-7426. Onduline, fone 0800-0245260.