Arquitetura
Arquitetura da catedral de Maringá é destaque em publicação internacional

A catedral de Maringá, projeto de 1972 idealizado pelo arquiteto paulista José Augusto Bellucci, é destaque na paisagem da cidade. FOTO: James Negrini / Arquivo Gazeta do Povo | GAZETA
Com os olhos do planeta voltados para o Brasil por conta da disputa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro até o próximo fim de semana, a arquitetura brasileira, mais precisamente o modernismo, ganhou destaque na revista digital italiana Designboom, um dos principais sites de informação sobre arquitetura e design do mundo.

A publicação destacou oito obras atraentes do movimento moderno no Brasil. E, em meio a Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, a Catedral de Maringá, projeto do arquiteto paulista José Augusto Bellucci, ganhou destaque.
A obra de 1972 é formada por um cone de 114 metros de altura que sustenta uma cruz de 10 metros. Esse formato chamou a atenção dos editores da revista que a definiram como “aparentemente inspirada pela forma dos satélites soviéticos da época.”

De acordo com a Arquidiocese de Maringá, a igreja é o monumento religioso mais alto da América Latina e o 10°. do mundo. Outros números da construção são os 50 metros diâmetro externo, os 38 metros da circunferência interna e a capacidade para 3,5 mil pessoas. O ponto de destaque na paisagem faz da igreja um dos principais pontos turísticos da cidade do interior do Paraná.
Confira as outras sete obras do modernismo brasileiro destacadas pela Designboom
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Oscar Niemeyer (1996)

Catedral de Brasília, Oscar Niemeyer (1970)

Museu Nacional Honestino Guimarães, Brasília, Oscar Niemeyer (2006)

Hotel Tropical Tambaú, João Pessoa (PB), Sergio Bernardes (1962)

Torre de tevê de Brasília, Lucio Costa (1967)

SESC Pompeia, São Paulo, Lina Bo Bardi (1986)

Pórtico de revitalização da Praça do Patriarca, São Paulo, Paulo Mendes da Rocha (1992)
